Repository logo
 
Publication

Relatório da prática de ensino supervisionada

dc.contributor.advisorLatka, Joanna
dc.contributor.authorCaçador, Joana Assunção
dc.date.accessioned2018-01-19T12:51:58Z
dc.date.available2018-01-19T12:51:58Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractAo longo da experiência profissional adquirida no decorrer da Licenciatura em Educação Básica e posteriormente o Mestrado de Qualificação para a Docência em Educação Pré-Escolar, afloraram diversas questões acerca do desenho infantil: “Qual a importância do desenho no desenvolvimento da criança?”, “Por que a instituição trata o desenho como uma atividade segundaria?”, “Como pode o desenho ser integrado nas atividades diárias?” Todas estas inquietações culminaram no presente estudo, no qual nos propomos a investigar de que forma é que o desenho pode constituir uma ferramenta de aprendizagem na prática educativa. Trata-se de uma investigação-ação, constituída por uma dimensão prática – atividades planeadas e implementadas em campo, que por sua vez se encontra sustentada por uma dimensão teórica – referencial teórico. A Prática de Ensino Supervisionada foi realizada numa Instituição Particular de Solidariedade Social, na valência de Pré-Escolar, com um grupo de crianças entre a faixa etária dos 5 e 6 anos.pt_PT
dc.description.abstractThroughout the professional experience acquired during the Bachelor´s degree in Basic Education and after the qualification of a Master's Degree for teachers in Preschool Education, several questions were suggested about children's drawing: "What´s the importance of drawing in children’s development?" Why the institution treats drawing as a secondary activity? "," How can drawing be integrated into daily activities?". All these concerns culminated in the present study, in which we propose to investigate how drawing can be used as a learning tool in the educational practice. It is a research-action, consisting of a practical dimension – planned and implemented in the field activities, which in turn is supported by a theoretical dimension – theoretical framework. The Supervised Teaching Practice was held in a Private Institution of Social Solidarity, in the Preschool, with a group of children between the ages of 5 and 6 years.pt_PT
dc.identifier.tid201856581
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/20626
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectCriançapt_PT
dc.subjectDesenho infantilpt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectPré-escolarpt_PT
dc.subjectEducationpt_PT
dc.subjectChildpt_PT
dc.subjectChildren's drawingpt_PT
dc.subjectLearningpt_PT
dc.subjectPreschoolpt_PT
dc.titleRelatório da prática de ensino supervisionadapt_PT
dc.title.alternativeO desenho como ferramenta de aprendizagempt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Educação e Ciências
thesis.degree.nameMestrado qualificado para a docência em Educação Pré-Escolarpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Joana Caçador.pdf
Size:
1.33 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: