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A tomada de decisão em operações de fiscalização de trânsito por parte dos polícias das Equipas de Intervenção Rápida.
| datacite.subject.fos | Ciências Sociais | |
| datacite.subject.sdg | 16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes | |
| dc.contributor.advisor | Pais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia | |
| dc.contributor.author | Garcia, Bruno Miguel da Silva | |
| dc.date.accessioned | 2025-08-11T15:27:41Z | |
| dc.date.available | 2025-08-11T15:27:41Z | |
| dc.date.issued | 2025-05-30 | |
| dc.description.abstract | A tomada de decisão em contexto policial constitui uma competência crítica, um processo complexo, particularmente em operações de fiscalização de trânsito (OFT), onde os agentes enfrentam ambientes dinâmicos, incertos e exigentes. Esta investigação analisa os processos cognitivos que orientam a decisão da ordem de paragem de um veículo, por parte de 23 polícias das Equipas de Intervenção Rápida (EIR), que não detêm formação especializada na área do trânsito. A investigação, de natureza qualitativa, adota um procedimento metodológico assente na observação em contexto real, na técnica Stimulated Retrospective Think Aloud (SRTA) e em entrevistas semiestruturadas, procedendo-se à posterior análise de conteúdo das verbalizações recolhidas. Foram realizados três estudos complementares: o primeiro incidiu sobre as pistas informativas recolhidas no momento da decisão e uma análise comparativa entre polícias mais e menos experientes; o segundo procurou aferir a eficácia dessas decisões, ao verificar se resultaram em acerto ou erro; o terceiro promoveu uma análise comparativa entre o presente estudo e os de Alves (2019), Silva (2021) e Leandro (2022). | por |
| dc.description.abstract | Decision-making in the police context is a critical skill and a complex process, particularly in traffic enforcement operations, where officers face dynamic, uncertain and demanding environments. This research analyses the cognitive processes that guide the decision to stop a vehicle by 23 police officers from Rapid Intervention Teams (EIR) who do not have specialised training in the area of traffic. The research, which is qualitative in nature, adopts a methodological procedure based on observation in a real context, the Stimulated Retrospective Think Aloud (SRTA) technique and semi-structured interviews, with subsequent content analysis of the verbalisations collected. Three complementary studies were carried out: the first focused on the information clues collected at the time of the decision and a comparative analysis between more and less experienced police officers; the second sought to gauge the effectiveness of these decisions by checking whether they resulted in a hit or a miss; the third promoted a comparative analysis between this study and those by Alves (2019), Silva (2021) and Leandro (2022). | eng |
| dc.identifier.tid | 203955749 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/58381 | |
| dc.language.iso | por | |
| dc.rights.uri | N/A | |
| dc.subject | tomada de decisão | |
| dc.subject | fiscalização de trânsito | |
| dc.subject | eir | |
| dc.subject | formação | |
| dc.subject | srta | |
| dc.subject | decision-making | |
| dc.subject | traffic enforcement | |
| dc.subject | ril | |
| dc.subject | training | |
| dc.subject | SRTA | |
| dc.title | A tomada de decisão em operações de fiscalização de trânsito por parte dos polícias das Equipas de Intervenção Rápida. | |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna |
