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A tomada de decisão em operações de fiscalização de trânsito por parte dos polícias das Equipas de Intervenção Rápida.

datacite.subject.fosCiências Sociais
datacite.subject.sdg16:Paz, Justiça e Instituições Eficazes
dc.contributor.advisorPais, Lúcia Maria de Sousa Gomes Gouveia
dc.contributor.authorGarcia, Bruno Miguel da Silva
dc.date.accessioned2025-08-11T15:27:41Z
dc.date.available2025-08-11T15:27:41Z
dc.date.issued2025-05-30
dc.description.abstractA tomada de decisão em contexto policial constitui uma competência crítica, um processo complexo, particularmente em operações de fiscalização de trânsito (OFT), onde os agentes enfrentam ambientes dinâmicos, incertos e exigentes. Esta investigação analisa os processos cognitivos que orientam a decisão da ordem de paragem de um veículo, por parte de 23 polícias das Equipas de Intervenção Rápida (EIR), que não detêm formação especializada na área do trânsito. A investigação, de natureza qualitativa, adota um procedimento metodológico assente na observação em contexto real, na técnica Stimulated Retrospective Think Aloud (SRTA) e em entrevistas semiestruturadas, procedendo-se à posterior análise de conteúdo das verbalizações recolhidas. Foram realizados três estudos complementares: o primeiro incidiu sobre as pistas informativas recolhidas no momento da decisão e uma análise comparativa entre polícias mais e menos experientes; o segundo procurou aferir a eficácia dessas decisões, ao verificar se resultaram em acerto ou erro; o terceiro promoveu uma análise comparativa entre o presente estudo e os de Alves (2019), Silva (2021) e Leandro (2022).por
dc.description.abstractDecision-making in the police context is a critical skill and a complex process, particularly in traffic enforcement operations, where officers face dynamic, uncertain and demanding environments. This research analyses the cognitive processes that guide the decision to stop a vehicle by 23 police officers from Rapid Intervention Teams (EIR) who do not have specialised training in the area of traffic. The research, which is qualitative in nature, adopts a methodological procedure based on observation in a real context, the Stimulated Retrospective Think Aloud (SRTA) technique and semi-structured interviews, with subsequent content analysis of the verbalisations collected. Three complementary studies were carried out: the first focused on the information clues collected at the time of the decision and a comparative analysis between more and less experienced police officers; the second sought to gauge the effectiveness of these decisions by checking whether they resulted in a hit or a miss; the third promoted a comparative analysis between this study and those by Alves (2019), Silva (2021) and Leandro (2022).eng
dc.identifier.tid203955749
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/58381
dc.language.isopor
dc.rights.uriN/A
dc.subjecttomada de decisão
dc.subjectfiscalização de trânsito
dc.subjecteir
dc.subjectformação
dc.subjectsrta
dc.subjectdecision-making
dc.subjecttraffic enforcement
dc.subjectril
dc.subjecttraining
dc.subjectSRTA
dc.titleA tomada de decisão em operações de fiscalização de trânsito por parte dos polícias das Equipas de Intervenção Rápida.
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.grantorInstituto Superior de Ciências Policiais e Segurança Interna

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