Repository logo
 
Publication

A importância da organização do espaço e dos materiais em Educação de Infância

dc.contributor.advisorMatos, Maria Teresa
dc.contributor.authorSilvino, Inês Sofia Andrade
dc.date.accessioned2024-10-23T11:05:10Z
dc.date.available2024-10-23T11:05:10Z
dc.date.issued2024-09
dc.description.abstractO presente Relatório de Projeto de Investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, possui como tema “A importância da organização do espaço e dos materiais em educação de infância”, e como questão de investigação “Como pode o/a educador/a otimizar e organizar o ambiente educativo com intencionalidade educativa em contexto educação de infância?”. Neste sentido, de forma a dar resposta à questão de investigação, foram descritas, analisadas e interpretadas propostas realizadas em dois contextos de estágio: creche e jardim-de-infância. Esta investigação enquadra-se na metodologia de abordagem qualitativa, mais precisamente, na metodologia de investigação-ação. Assim sendo, de modo a realizar esta investigação foram utilizadas diversas técnicas de recolha de informação, características da metodologia de investigação-ação, nomeadamente: observação-ação; notas de campo; registos multimédia, fotografias e vídeos; pesquisa e análise documental; e entrevistas semiestruturadas às educadoras cooperantes e às crianças do contexto de jardim-de-infância. Todas as técnicas de recolhas de informação acima mencionadas foram fundamentais para a interpretação das propostas realizadas e experiências vividas em contexto de estágio, bem como para dar resposta à questão de investigação. Relativamente às propostas efetuadas em contexto de estágio, estas são descritas e, em seguida, apresento um balanço onde reflito acerca da sua realização, mencionando as intencionalidades ponderadas aquando da sua planificação, os pontos positivos a destacar, as dificuldades e constrangimentos sentidos e as aprendizagens realizadas. A descrição e posterior balanço das intervenções realizadas permitiu-me refletir acerca da temática em estudo, consolidar aprendizagens realizadas e responder à questão de investigação. Deste modo, através das observações e reflexões realizadas ao longo de todo este percurso investigativo, pude compreender a importância que a organização do espaço e dos materiais possuem no desenvolvimento e aprendizagem das crianças. Durante a realização do presente documento pude também concluir que o espaço e os materiais refletem as conceções e intencionalidades dos educadores que o organizam, pelo que é importante que reflitam acerca do mesmo e que o alterem consoante as necessidades e interesses do grupo de crianças, incluindo-os neste processo.pt_PT
dc.description.abstractThis Research Project Report arises as part of the Master's Degree in Preschool Education. Its theme is “The importance of organizing space and materials in early childhood education” and the research question is “How can educators optimize and organize the educational environment with educational intentionality in the context of early childhood education?”. To answer the research question, proposals carried out in two internship contexts, nursery and kindergarten were described, analysed and interpreted. This research falls within the qualitative approach methodology, more precisely, the action research methodology. Therefore, to conduct this research, various information collection techniques characteristic of the action research methodology was used, namely: action observation; field notes; multimedia records, photographs and videos; research and documentary analysis; and semi-structured interviews with cooperating educators and children in the kindergarten context. All the above-mentioned techniques were fundamental for interpreting the proposals made and the experiences lived during the internship, as well as for answering the research question. The proposals implemented during the internship are described and subsequently evaluated, where I reflect on their effectiveness, discuss the planning intentions, highlight the strengths, challenges, and limitations, and share the insights gained. The description and subsequent evaluation of the interventions enabled me to reflect on the topic, consolidate my knowledge, and address the research question. Through the observations and reflections made throughout this investigative journey, I came to understand the significance of organizing space and materials in children's development and learning. the writing of this thesis, allowed me to conclude that the arrangement of space and materials mirrors the educators' intentions and beliefs. Therefore, it is crucial for educators to reflect on and adjust these elements based on the children's needs and interests, involving them in the process.pt_PT
dc.identifier.tid203753925
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/52617
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAmbiente educativopt_PT
dc.subjectEspaçopt_PT
dc.subjectMateriaispt_PT
dc.subjectEducação de infânciapt_PT
dc.subjectEducational environmentpt_PT
dc.subjectSpacept_PT
dc.subjectMaterialspt_PT
dc.subjectChildhood educationpt_PT
dc.titleA importância da organização do espaço e dos materiais em Educação de Infânciapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educaçãopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
RELATORIO VD_INES SILVINO_final.pdf
Size:
23.2 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: