Repository logo
 
Publication

Interpretação vocal, corporal e instrumental em ambientes diversificados na escola: perceções e aprendizagens em crianças de 1º ciclo

dc.contributor.advisorGodinho, José Carlos
dc.contributor.authorManta, Ana
dc.date.accessioned2014-06-17T11:22:57Z
dc.date.available2014-06-17T11:22:57Z
dc.date.issued2014-04
dc.descriptionMestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básicopor
dc.description.abstractPartindo do pressuposto que é função do ensino da música no 1º ciclo do Ensino Básico a formação de cidadãos e de sociedades musicalmente desenvolvidas, torna-se fulcral proporcionar às crianças a possibilidade de encontrarem o seu espaço no seio de uma sociedade repleta de informações, mas cujo acesso é condicionado pelo contexto sociocultural onde se inscrevem. Assim, cabe ao professor de música não apenas orientar as informações que recebe das crianças mas também, e em simultâneo, proporcionar-lhes experiencias que lhes permitam explorar novos caminhos. O projeto desenvolvido procura ir ao encontro desta ideia, trabalhando um repertório de sonoridades diversificadas, através de práticas também diversificadas que incidem no trabalho vocal, corporal, e instrumental (convencional e não convencional); e apresentando-se em torno de 3 grandes eixos: audição, performance e composição. As atividades foram igualmente desenvolvidas em espaços diversificados, proporcionando experiencias sensoriais que decorrem das suas características físicas, bem como das ligações emocionais que representam. O Projeto Educativo foi implementado a uma turma de 4ºano da Escola Alto da Peça, em Alcabideche, no âmbito das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), e assumiu uma metodologia de investigação-ação que pretendeu estudar as aprendizagens e perceções desenvolvidas pelas crianças nos diferentes contextos musicais e espaciais. Os resultados sugerem que as atividades e locais colaboram no desenvolvimento de aprendizagens significativas que, no entanto, nem sempre são reconhecidas ou valorizadas pelas crianças.por
dc.identifier.tid201681951
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/6493
dc.language.isoporpor
dc.publisherEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpor
dc.subjectMúsica no 1º ciclopor
dc.subjectAmbientes diversificadospor
dc.subjectRepertóriopor
dc.subjectPráticas musicaispor
dc.subjectEspaçospor
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopor
dc.subjectRelatório de estágiopor
dc.titleInterpretação vocal, corporal e instrumental em ambientes diversificados na escola: perceções e aprendizagens em crianças de 1º ciclopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceSetúbalpor
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 5 of 23
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Relatório.pdf
Size:
3.24 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1.JPG
Size:
1.86 MB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
2.JPG
Size:
1.93 MB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
3.JPG
Size:
1.76 MB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
Thumbnail Image
Name:
4.JPG
Size:
1.8 MB
Format:
Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: