Publication
Interpretação vocal, corporal e instrumental em ambientes diversificados na escola: perceções e aprendizagens em crianças de 1º ciclo
dc.contributor.advisor | Godinho, José Carlos | |
dc.contributor.author | Manta, Ana | |
dc.date.accessioned | 2014-06-17T11:22:57Z | |
dc.date.available | 2014-06-17T11:22:57Z | |
dc.date.issued | 2014-04 | |
dc.description | Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico | por |
dc.description.abstract | Partindo do pressuposto que é função do ensino da música no 1º ciclo do Ensino Básico a formação de cidadãos e de sociedades musicalmente desenvolvidas, torna-se fulcral proporcionar às crianças a possibilidade de encontrarem o seu espaço no seio de uma sociedade repleta de informações, mas cujo acesso é condicionado pelo contexto sociocultural onde se inscrevem. Assim, cabe ao professor de música não apenas orientar as informações que recebe das crianças mas também, e em simultâneo, proporcionar-lhes experiencias que lhes permitam explorar novos caminhos. O projeto desenvolvido procura ir ao encontro desta ideia, trabalhando um repertório de sonoridades diversificadas, através de práticas também diversificadas que incidem no trabalho vocal, corporal, e instrumental (convencional e não convencional); e apresentando-se em torno de 3 grandes eixos: audição, performance e composição. As atividades foram igualmente desenvolvidas em espaços diversificados, proporcionando experiencias sensoriais que decorrem das suas características físicas, bem como das ligações emocionais que representam. O Projeto Educativo foi implementado a uma turma de 4ºano da Escola Alto da Peça, em Alcabideche, no âmbito das AEC (Atividades de Enriquecimento Curricular), e assumiu uma metodologia de investigação-ação que pretendeu estudar as aprendizagens e perceções desenvolvidas pelas crianças nos diferentes contextos musicais e espaciais. Os resultados sugerem que as atividades e locais colaboram no desenvolvimento de aprendizagens significativas que, no entanto, nem sempre são reconhecidas ou valorizadas pelas crianças. | por |
dc.identifier.tid | 201681951 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/6493 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal | por |
dc.subject | Música no 1º ciclo | por |
dc.subject | Ambientes diversificados | por |
dc.subject | Repertório | por |
dc.subject | Práticas musicais | por |
dc.subject | Espaços | por |
dc.subject | Relatório de projeto de investigação | por |
dc.subject | Relatório de estágio | por |
dc.title | Interpretação vocal, corporal e instrumental em ambientes diversificados na escola: perceções e aprendizagens em crianças de 1º ciclo | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Setúbal | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
Files
Original bundle
1 - 5 of 23
Loading...
- Name:
- 1.JPG
- Size:
- 1.86 MB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
- Name:
- 2.JPG
- Size:
- 1.93 MB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
- Name:
- 3.JPG
- Size:
- 1.76 MB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
Loading...
- Name:
- 4.JPG
- Size:
- 1.8 MB
- Format:
- Joint Photographic Experts Group/JPEG File Interchange Format (JFIF)
- 1 (current)
- 2
- 3
- 4
- 5
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.82 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: