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Partindo do pressuposto que é função do ensino da música no 1º ciclo do
Ensino Básico a formação de cidadãos e de sociedades musicalmente
desenvolvidas, torna-se fulcral proporcionar às crianças a possibilidade de
encontrarem o seu espaço no seio de uma sociedade repleta de informações,
mas cujo acesso é condicionado pelo contexto sociocultural onde se
inscrevem.
Assim, cabe ao professor de música não apenas orientar as informações que
recebe das crianças mas também, e em simultâneo, proporcionar-lhes
experiencias que lhes permitam explorar novos caminhos.
O projeto desenvolvido procura ir ao encontro desta ideia, trabalhando um
repertório de sonoridades diversificadas, através de práticas também
diversificadas que incidem no trabalho vocal, corporal, e instrumental
(convencional e não convencional); e apresentando-se em torno de 3 grandes
eixos: audição, performance e composição.
As atividades foram igualmente desenvolvidas em espaços diversificados,
proporcionando experiencias sensoriais que decorrem das suas características
físicas, bem como das ligações emocionais que representam.
O Projeto Educativo foi implementado a uma turma de 4ºano da Escola Alto da
Peça, em Alcabideche, no âmbito das AEC (Atividades de Enriquecimento
Curricular), e assumiu uma metodologia de investigação-ação que pretendeu
estudar as aprendizagens e perceções desenvolvidas pelas crianças nos
diferentes contextos musicais e espaciais.
Os resultados sugerem que as atividades e locais colaboram no
desenvolvimento de aprendizagens significativas que, no entanto, nem sempre
são reconhecidas ou valorizadas pelas crianças.
Description
Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico
Keywords
Música no 1º ciclo Ambientes diversificados Repertório Práticas musicais Espaços Relatório de projeto de investigação Relatório de estágio
Citation
Publisher
Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbal