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Authors
Abstract(s)
Atualmente, o digital, e de forma particular as redes sociais, têm desempenhado uma posição
importante na vida das pessoas, mas também estão a começar a ser notáveis nas empresas.
Assim, este estudo tem como objetivo perceber qual o impacto do uso das redes sociais no
desempenho empresarial.
De forma a alcançar o objetivo proposto, procedeu-se a uma recolha de dados, através de um
questionário estruturado entre dezembro de 2023 e abril de 2024, do qual resultou uma
amostra constituída por 171 empresas portuguesas. Os dados obtidos foram testados em
Smart PLS 4, e recorreu-se ao modelo Partial Least Squares Structural Equation Modelling
(PLS-SEM) para testar as hipóteses propostas.
Os resultados demonstram que a adoção das redes sociais influencia fortemente o
desempenho empresarial. E, por sua vez, o uso das redes sociais é influenciado pelas
características organizacionais, mas principalmente pelo reconhecimento social, fortalecido
pelos clientes.
Este trabalho é original, dado estar pouco explorado em contexto empresarial português,
com cultura organizacional e características económicas específicas de um pequeno país
orientado à banca. Além disso, o mesmo tem a capacidade de auxiliar os gestores e potenciais
investidores ou reguladores a tomarem decisões informadas, que conduzam a mais
desempenho empresarial e consequente, crescimento económico.
Description
Keywords
Desempenho empresarial Redes sociais Reconhecimento social Características organizacionais Cliente