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A felicidade organizacional enquanto dimensão de marketing interno - uma abordagem sociocultural : Estudo de caso na empresa Mota-Engil

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorDomingos, Catarina
dc.contributor.authorAlmeida, Renata Sousa
dc.date.accessioned2022-07-14T17:11:58Z
dc.date.available2022-07-14T17:11:58Z
dc.date.issued2022-06-06
dc.description.abstractNuma sociedade cada vez mais global e desenvolvida, com empresas mais digitais, mais culturalmente diversificadas e cujos assuntos, como saúde mental, ganham uma dimensão ainda maior após a pandemia Covid-19, é fundamental para as organizações encontrarem novas estratégias de Marketing Interno, de forma a garantir a felicidade dos seus colaboradores. Este estudo pretende mensurar a Felicidade Organizacional numa empresa multicultural e demonstrar a necessidade e a importância de considerar e incorporar esta dimensão como parte da estratégia das empresas. Com vista a dar resposta ao objetivo da investigação, foi inicialmente realizada uma revisão da literatura centrada na Felicidade Organizacional, enquanto dimensão de Marketing Interno. Com a adoção do estudo de caso enquanto metodologia de investigação, foi elaborado um inquérito por questionário, dirigido aos colaboradores da empresa objeto de estudo (6,731 inquiridos), de maneira a mensurar a Felicidade Organizacional, num contexto organizacional multicultural. Através da aplicação de diversas técnicas de análise de dados, foi possível validar o modelo desenvolvido e mensurar o Índice de Felicidade Organizacional da empresa estudada (3,5 de 0 a 5). Para além disto, os resultados obtidos permitiram retirar conclusões quanto às hipóteses formuladas, sendo possível afirmar que, mediante os dados recolhidos, a comunicação e a formação (variáveis do Marketing Interno) contribuíram para o aumento da satisfação dos clientes internos. Foi também possível perceber quais são os fatores mais valorizados da Felicidade Organizacional pelos clientes internos dos mercados em análise e comparar as diferenças entre eles. Por fim, foram ainda obtidas conclusões que permitiram elaborar algumas recomendações à empresa que facilitou a realização deste estudo.pt_PT
dc.identifier.tid203035933pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/41337
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectAnálise Fatorialpt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectClientes Internospt_PT
dc.subjectContextos Socioculturaispt_PT
dc.subjectFelicidade Organizacionalpt_PT
dc.subjectFormaçãopt_PT
dc.subjectMarketing Internopt_PT
dc.titleA felicidade organizacional enquanto dimensão de marketing interno - uma abordagem sociocultural : Estudo de caso na empresa Mota-Engilpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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