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Authors
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Abstract(s)
Numa sociedade cada vez mais global e desenvolvida, com empresas mais
digitais, mais culturalmente diversificadas e cujos assuntos, como saúde mental,
ganham uma dimensão ainda maior após a pandemia Covid-19, é fundamental
para as organizações encontrarem novas estratégias de Marketing Interno, de
forma a garantir a felicidade dos seus colaboradores. Este estudo pretende
mensurar a Felicidade Organizacional numa empresa multicultural e demonstrar a
necessidade e a importância de considerar e incorporar esta dimensão como
parte da estratégia das empresas.
Com vista a dar resposta ao objetivo da investigação, foi inicialmente
realizada uma revisão da literatura centrada na Felicidade Organizacional,
enquanto dimensão de Marketing Interno. Com a adoção do estudo de caso
enquanto metodologia de investigação, foi elaborado um inquérito por
questionário, dirigido aos colaboradores da empresa objeto de estudo (6,731
inquiridos), de maneira a mensurar a Felicidade Organizacional, num contexto
organizacional multicultural. Através da aplicação de diversas técnicas de análise
de dados, foi possível validar o modelo desenvolvido e mensurar o Índice de
Felicidade Organizacional da empresa estudada (3,5 de 0 a 5).
Para além disto, os resultados obtidos permitiram retirar conclusões quanto
às hipóteses formuladas, sendo possível afirmar que, mediante os dados
recolhidos, a comunicação e a formação (variáveis do Marketing Interno)
contribuíram para o aumento da satisfação dos clientes internos. Foi também
possível perceber quais são os fatores mais valorizados da Felicidade
Organizacional pelos clientes internos dos mercados em análise e comparar as
diferenças entre eles.
Por fim, foram ainda obtidas conclusões que permitiram elaborar algumas
recomendações à empresa que facilitou a realização deste estudo.
Description
Keywords
Análise Fatorial Comunicação Clientes Internos Contextos Socioculturais Felicidade Organizacional Formação Marketing Interno