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Abstract(s)
O presente Relatório Final no âmbito do curso de Mestrado em Educação Pré-Escolar e
1.º Ciclo do Ensino Básico tem o objetivo de descrever, analisar e refletir sobre a gestão
de comportamentos das crianças com três anos de idade.
O desenvolvimento socioemocional é um dos pilares primordiais na educação pré-escolar,
pois este é indispensável para interagir, comunicar e relacionar-se com os pares. Para isso,
é importante que os educadores de infância consigam estimular o desenvolvimento das
competências emocionais da criança. A aptidão para expressar as emoções, de forma
adequada, é fundamental para as interações sociais dos indivíduos. O adulto tem o papel
de ensinar às crianças estratégias de autorregulação, mas também de controlo dos
comportamentos disruptivos e desafiantes, a fim de as ajudarem a aprender a lidar com
estas dificuldades, que estão inerentes em todo o processo de desenvolvimento e
crescimento holístico de cada criança.
O presente Relatório Final foca-se nas estratégias para gerir comportamentos disruptivos
e desafiantes, que foram utilizadas com um grupo de crianças do Jardim de Infância, com
três anos de idade.
Como resultado da intervenção observou-se que as crianças foram capazes de identificar
e reconhecer as emoções, no entanto, por vezes, sentiam alguma dificuldade em expor
aquilo que estavam a sentir. Verificou-se também que estas foram capazes de se
autorregular, em situações de conflito, cada vez que sentiam algo pouco agradável.
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Keywords
Educação Pré-Escolar Problemas de Comportamento Autorregulação Desenvolvimento Socioemocional
