Repository logo
 
Publication

Criação de um plano de marketing interno para uma indústria portuguesa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorAraújo, Patrícia
dc.contributor.authorBernardo, Mariana Inês Tavares Pedro
dc.date.accessioned2019-09-30T10:12:27Z
dc.date.available2022-09-13T00:30:21Z
dc.date.issued2019-09-13
dc.description.abstractEste relatório de estágio tem por objetivo a criação de um plano de marketing interno para uma indústria portuguesa. O marketing interno consiste numa estratégia de gestão cujo objetivo é assegurar que todos os colaboradores compreendem e vivenciem o negócio, procurando desenvolver uma cultura organizacional com foco no cliente, sendo que para o autor os colaboradores são o primeiro mercado para as organizações (Grönroos, 1995). O plano de marketing interno tem como principal função auxiliar a constituição e o desenvolvimento de relacionamentos internos na organização entre a empresa e o colaborador e entre os colaboradores (Brambilla, 2005). Esta investigação trata-se de um estudo de caso em que é utilizada para a recolha de dados a metodologia qualitativa, nomeadamente através de dados primários e de dados secundários. Os dados primários foram conseguidos através de (i) entrevistas informais, (ii) observação não estruturada livre e (iii) análise documental, enquanto que os dados secundários foram obtidos através de um (iv) questionário, realizado previamente na empresa. Através do levantamento de diagnóstico foi possível identificar 36 práticas de marketing interno que foram posteriormente reenquadradas em seis dimensões: (i) Comunicação Interna; (ii) Acolhimento e Integração; (iii) Conhecimento e Desenvolvimento; (iv) Reconhecimento e Transparência; (v) Responsabilidade Social Corporativa e (vi) Saúde e Bem-Estar. Estas práticas de marketing interno existentes na empresa serviram de ponto de partida para a criação de uma proposta de plano de marketing interno para a empresa que veio colmatar uma lacuna e assim dar resposta às necessidades da empresa.pt_PT
dc.identifier.tid202285286pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/29850
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing internopt_PT
dc.subjectComunicação internapt_PT
dc.subjectFelicidade organizacionalpt_PT
dc.subjectEmpowermentpt_PT
dc.subjectPlano de marketing internopt_PT
dc.titleCriação de um plano de marketing interno para uma indústria portuguesapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
mariana_bernardo.pdf
Size:
1.83 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: