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Abstract(s)
Este relatório de estágio tem por objetivo a criação de um plano de marketing interno para uma indústria portuguesa.
O marketing interno consiste numa estratégia de gestão cujo objetivo é assegurar que todos os colaboradores compreendem e vivenciem o negócio, procurando desenvolver uma cultura organizacional com foco no cliente, sendo que para o autor os colaboradores são o primeiro mercado para as organizações (Grönroos, 1995).
O plano de marketing interno tem como principal função auxiliar a constituição e o desenvolvimento de relacionamentos internos na organização entre a empresa e o colaborador e entre os colaboradores (Brambilla, 2005).
Esta investigação trata-se de um estudo de caso em que é utilizada para a recolha de dados a metodologia qualitativa, nomeadamente através de dados primários e de dados secundários. Os dados primários foram conseguidos através de (i) entrevistas informais, (ii) observação não estruturada livre e (iii) análise documental, enquanto que os dados secundários foram obtidos através de um (iv) questionário, realizado previamente na empresa.
Através do levantamento de diagnóstico foi possível identificar 36 práticas de marketing interno que foram posteriormente reenquadradas em seis dimensões: (i) Comunicação Interna; (ii) Acolhimento e Integração; (iii) Conhecimento e Desenvolvimento; (iv) Reconhecimento e Transparência; (v) Responsabilidade Social Corporativa e (vi) Saúde e Bem-Estar.
Estas práticas de marketing interno existentes na empresa serviram de ponto de partida para a criação de uma proposta de plano de marketing interno para a empresa que veio colmatar uma lacuna e assim dar resposta às necessidades da empresa.
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Keywords
Marketing interno Comunicação interna Felicidade organizacional Empowerment Plano de marketing interno