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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a globalização as empresas viram-se obrigadas a estender os seus negócios ao
campo internacional por forma a potenciar os seus negócios e consequentemente a sua
competitividade. A expatriação surge assim como uma das consequências da
internacionalização das empresas tornando-se num processo de grande relevância na atual
gestão de recursos humanos.
Estes processos são complexos e normalmente apresentam muita turbulência, sendo
bastante importante a sua gestão de forma atenta e cuidada pois a sua incorreta definição e
gestão coloca em causa o sucesso dos mesmos.
Este estudo tem como objetivo geral descrever a perceção de trabalhadores
expatriados da Webasto Portugal sobre o processo de expatriação.
Estamos perante um estudo de caso que incidiu numa empresa alemã do sector
automóvel com uma amostra de 10 trabalhadores, a quem foram aplicadas entrevistas
semidiretivas. Foi também utilizada a análise documental e a observação participante para
a recolha de informação. A informação das entrevistas foi submetida a análise de conteúdo.
A investigação mostrou que a realidade da empresa relativamente à expatriação não
corresponde exatamente ao que é proposto na literatura da área carecendo de melhorias. Na
opinião do grupo os processos desenvolveram-se sem grandes problemas embora existisse
espaço para melhorias, essencialmente ao nível da formação, da avaliação de desempenho
e do acompanhamento.
Contudo os trabalhadores mostraram-se satisfeitos com as experiências que
realizaram essencialmente ao nível do desenvolvimento e crescimento cultural através das
diferentes aprendizagens que viveram nesta experiência internacional.
Description
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau
de
Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Keywords
Processo de Expatriação Expatriado Ajustamento cultural
Pedagogical Context
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais
