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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Com a globalização as empresas viram-se obrigadas a estender os seus negócios ao
campo internacional por forma a potenciar os seus negócios e consequentemente a sua
competitividade. A expatriação surge assim como uma das consequências da
internacionalização das empresas tornando-se num processo de grande relevância na atual
gestão de recursos humanos.
Estes processos são complexos e normalmente apresentam muita turbulência, sendo
bastante importante a sua gestão de forma atenta e cuidada pois a sua incorreta definição e
gestão coloca em causa o sucesso dos mesmos.
Este estudo tem como objetivo geral descrever a perceção de trabalhadores
expatriados da Webasto Portugal sobre o processo de expatriação.
Estamos perante um estudo de caso que incidiu numa empresa alemã do sector
automóvel com uma amostra de 10 trabalhadores, a quem foram aplicadas entrevistas
semidiretivas. Foi também utilizada a análise documental e a observação participante para
a recolha de informação. A informação das entrevistas foi submetida a análise de conteúdo.
A investigação mostrou que a realidade da empresa relativamente à expatriação não
corresponde exatamente ao que é proposto na literatura da área carecendo de melhorias. Na
opinião do grupo os processos desenvolveram-se sem grandes problemas embora existisse
espaço para melhorias, essencialmente ao nível da formação, da avaliação de desempenho
e do acompanhamento.
Contudo os trabalhadores mostraram-se satisfeitos com as experiências que
realizaram essencialmente ao nível do desenvolvimento e crescimento cultural através das
diferentes aprendizagens que viveram nesta experiência internacional.
Description
Dissertação apresentada para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau
de
Mestre em Gestão Estratégica de Recursos Humanos
Keywords
Processo de Expatriação Expatriado Ajustamento cultural
Citation
Publisher
Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências Empresariais