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Alimentação saudável e interdisciplinaridade: um estudo com alunos do 4º ano de escolaridade

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O presente relatório apresenta a investigação realizada, em contexto de estágio, no âmbito do mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1º ciclo do Ensino Básico, numa turma do 4.º ano de escolaridade, numa escola no concelho da Quinta do Conde. Esta investigação utilizou uma abordagem qualitativa, pretendendo-se apresentar, analisar e interpretar todo o projeto implementado na turma, assim com a intervenção pedagógica, procurando dar resposta à questão problema: De que modo uma abordagem interdisciplinar pode contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis? A intervenção pedagógica centra-se numa abordagem interdisciplinar das diferentes áreas curriculares, articulando os conteúdos programáticos com a educação para a saúde, mais especificamente, com a alimentação saudável, de modo a promover e a fomentar entre os alunos bons hábitos alimentares, dando-lhes a conhecer os riscos de uma má alimentação. No sentido em que a abordagem interdisciplinar promove a não fragmentação disciplinar, todas as tarefas/atividades realizadas no âmbito do projeto foram pensadas e executadas com base nos objetivos de cada uma das áreas curriculares, explicita ou implicitamente presentes nas atividades, procurando envolver os alunos de forma ativa nas aprendizagens. Através deste projeto procurou-se apresentar evidências de que é possível através de atividades, que podem não estar inteiramente ligadas à alimentação saudável, trabalhar-se os bons hábitos alimentares, consciencializar os alunos para a problemática da alimentação saudável, e desse modo fomentar um estilo de vida mais saudável, ao mesmo tempo que se geram novos conhecimentos nas diferentes áreas curriculares do programa do 1º ciclo, de uma forma integra e não fragmentada.
This report presents an investigation carried out for the conclusion of the Master in Preschool Education and Teaching 1st cycle of Basic Education in my internship, at a school located at Quinta do Conde in a 4th grade class. This study follows a qualitative approach aiming to present, analyse and interpret the project implemented in class, as well as the pedagogical intervention. The pedagogical intervention focuses on an interdisciplinary approach of the different curricular areas, interplaying the contents of the curriculum with health education, more specifically, healthy food, in order to promote among the students good eating habits, and giving them the tools to know the risks of a poor diet. In the sense that the interdisciplinary approach promotes non-disciplinar fragmentation, all the tasks/activities carried out within the scope of this project were conceived and executed based on the main goals of each of the curricular areas, although some of these goals were not explicit but rather implicit, trying to actively engage the students in the learning activities. With this project, we tried to present evidences that it is possible to create healthy food habits, raise student’s awareness about healthy eating and thus, to a healthier life style, while generating knowledge in the different curricular areas of the first cycle curriculum in an integrated and non-fragmented way.

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Keywords

Alimentação saudável Interdisciplinaridade 1º Ciclo do Ensino Básico Healthy eating Interdisciplinarity 1st Cycle of basic education

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