Repository logo
 
Publication

Estratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PREC

dc.contributor.advisorMorais, Rodrigo Antunes
dc.contributor.advisorRosa, Carlos
dc.contributor.authorCarvalho, João Henrique Marcão Garcia de
dc.date.accessioned2023-01-11T10:13:39Z
dc.date.available2023-01-11T10:13:39Z
dc.date.issued2022-10
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo compreender a forma como a tríade - sugestão, sedução e persuasão - se manifesta nos elementos visuais dos cartazes político-partidários do Processo Revolucionário em Curso (PREC). A metodologia utilizada nesta investigação diz respeito à Semiótica de Charles Sanders Peirce. Este estudo foi conduzido em dois planos. No plano teórico, foi elaborado um enquadramento teórico sobre a contextualização histórica do PREC e a comunicação política. No plano metodológico, apresenta se a Semiótica de Peirce, analisando-se os cartazes político partidários na relação signo-objeto, dos pontos de vista qualitativo icónico, singular-indicativo e convencional-simbólico. Com esta investigação conclui-se que, através dos elementos visuais, a componente tríade - sugestão, sedução e persuasão – se manifesta em todos os cartazes político-partidários do PREC analisados.pt_PT
dc.description.abstractThe present investigation aims to investigate the way in which the triad suggestion, seduction and persuasion is manifested in the visual elements of the political-partisan posters of the Processo Revolucionário em Curso (PREC). The methodology used in this investigation concerns Charles Sanders Peirce's Semiotics. This study was conducted in two plans. At the theoretical level, a theoretical framework was prepared on the historical contextualization of PREC and political communication. At the methodological level, Peirce's Semiotics is presented, analyzing the political-partisan posters in the sign-object relationship, from the qualitative-iconic, singular-indicative and conventional-symbolic points of view. With this investigation, it is concluded that, through the visual elements, the triad component - suggestion, seduction and persuasion - is manifested in all the analyzed PREC political posters.pt_PT
dc.identifier.tid203157770pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43117
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectSemióticapt_PT
dc.subjectComunicação políticapt_PT
dc.subjectSugestãopt_PT
dc.subjectSeduçãopt_PT
dc.subjectPersuasãopt_PT
dc.titleEstratégias semióticas: a tríade - sugestão, sedução, persuasão - nos cartazes político-partidários do PRECpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto de Arte, Design e Empresa - Universitário
thesis.degree.nameDesign e Publicidadept_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 2 of 2
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Capa - João Henrique Marcão Garcia de Carvalho.pdf
Size:
204.47 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação - João Henrique Marcão Garcia de Carvalho (1).pdf
Size:
1022.05 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: