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Resolução de problemas envolvendo áreas e perímetros

dc.contributor.advisorBoavida, Ana Maria
dc.contributor.authorNunes, Lauriana Maria Pires
dc.date.accessioned2015-12-18T10:29:06Z
dc.date.available2015-12-18T10:29:06Z
dc.date.issued2015-12
dc.date.submitted2015-12
dc.description.abstractO presente trabalho incide num projeto de investigação desenvolvido, no ano letivo 2014/2015, no âmbito da unidade curricular Estágio no 2.º Ciclo do curso de Mestrado em Ensino do 1.º e do 2.º Ciclos do Ensino Básico. O objetivo principal deste projeto é compreender de que modo alunos do 5.º ano de escolaridade resolvem problemas que envolvem os conceitos de área e de perímetro de figuras geométricas planas. Em particular, pretende-se perceber como é que interpretam os problemas, que estratégias utilizam para os resolver e que dificuldades experienciam. No enquadramento teórico do estudo, foca-se, nomeadamente o significado de grandezas e medidas, aborda-se a aprendizagem do processo de medição e apresentam-se ideias consideradas relevantes para o ensino e a aprendizagem dos conceitos de perímetro e de área. Do ponto de vista metodológico, o estudo insere-se numa abordagem qualitativa de investigação e enquadra-se no paradigma interpretativo. Neste âmbito, foi realizada uma intervenção pedagógica em que foram propostas tarefas envolvendo os conceitos de área e de perímetro. Visando aprofundar a compreensão sobre o modo como os alunos resolvem problemas envolvendo estes conceitos, foram realizados dois estudos de caso. Os dados empíricos foram recolhidos através da observação participante, da recolha documental e de entrevistas clínicas realizadas aos alunos caso. Estes dados foram objeto de uma análise de conteúdo orientada por categorias temáticas. O estudo ilustra que os alunos caso compreendem, em geral, os enunciados dos problemas propostos. Em relação às estratégias de resolução, constata-se que no início da intervenção pedagógica recorriam, sobretudo, ao desenho e à contagem e que após esta intervenção a estratégia de resolução predominante foi a utilização de fórmulas de cálculo. Ao nível das dificuldades foi possível identificar que os alunos confundem, frequentemente, os conceitos de área e de perímetro. Estas dificuldades manifestam-se tanto no que se refere ao significado destes conceitos como no que diz respeito aos procedimentos de cálculo que devem usar para determinar a área e o perímetro de figuras planas, destacando-se o caso do cálculo da área de triângulos. Paralelamente, por vezes, não compreendem as imagens apresentadas no enunciado dos problemas.pt_PT
dc.description.abstractThis document focuses on a research project developed in the 2014/ 2015 academic year, within the course “Estágio no 2.º Ciclo” Master degree in Teaching the 1st and 2nd Cycles of Basic Education. The main objective of this project is to understand how students of the 5th grade solve problems involving the concepts of area and perimeter of plane geometric figures. In particular, we intend to understand how they understand the problems, which strategies were used to address them and what difficulties were experienced. In the theoretical framework of the study, we focus, in particular, in the meaning of quantities and measures, approach the learning of the measurement process and present ideas which are considered themselves relevant for teaching and learning of the concepts of perimeter and area. From a methodological standpoint, the study is framed on a qualitative research approach and on the interpretative paradigm. In this context, an educational intervention where tasks have been proposed involving the concepts of area and perimeter was held. Aiming to deepen understanding of how students solve problems involving these concepts, two case studies were conducted. Empirical data was collected through participant observation, document collection and clinical interviews. This data was subject to a thematic content analysis. The study illustrates that case students understand, in general, the statements of the proposed problems. Regarding solving strategies, it appears that in the early educational intervention, they resorted mainly to drawing and counting and afterwards, the predominant strategy was the use of formulas calculation. According to difficulties was possible to identify that often students confuse the concepts of area and perimeter. These difficulties manifest themselves both regarding the concepts meaning and calculation procedures used to determining the area and perimeter of plane figures, highlighting the case of the triangle area calculation. In parallel, sometimes they do not understand the images presented in the statement of the problems.en
dc.description.sponsorshipEscola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Setúbalpt_PT
dc.identifier.tid201601796
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/10529
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectResolução de problemaspt_PT
dc.subjectEstratégias de resoluçãopt_PT
dc.subjectÁreapt_PT
dc.subjectPerímetropt_PT
dc.subjectDificuldadespt_PT
dc.subjectProblem solvingen
dc.subjectSolving strategiesen
dc.subjectAreaen
dc.subjectPerímeteren
dc.subjectDifficultiesen
dc.subjectRelatório de projeto de investigaçãopt_PT
dc.subjectRelatório de estágiopt_PT
dc.titleResolução de problemas envolvendo áreas e perímetrospt_PT
dc.title.alternativeum estudo no 5º ano de escolaridadept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccessen
rcaap.typemasterThesisen
thesis.degree.nameMestrado em Ensino do 1º e do 2º Ciclos do Ensino Básicopt_PT

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