Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
3.75 MB | Adobe PDF |
Authors
Abstract(s)
O relatório reporta as atividades desenvolvidas durante o estágio realizado no Banco BPI, S.A., na agência Coimbra-Portagem, decorrido entre 3 de dezembro de 2018 e 25 de julho de 2019. A motivação para realizar este estágio surgiu da intenção de adquirir experiência profissional no setor bancário, que sempre se figurou apelativo. No geral, o plano de estágio delineado foi cumprido com rigor. As tarefas desempenhadas relativamente à análise e contratação de crédito mereceram um maior destaque neste relatório.
O relatório contém uma segunda parte onde se apresenta um breve ensaio sobre as fintech, os “neobancos” e a confiança dos clientes nas tecnologias financeiras. O interesse no tema surgiu durante o estágio, devido ao desempenho de tarefas de auxílio a clientes que lidavam com as plataformas digitais. Além disso, é um tópico relativamente recente que carece de exploração aprofundada na literatura académica e científica. Foi elaborado um inquérito com o intuito de encontrar elementos que proporcionem conclusões estatísticas relevantes. O estudo conduzido permitiu evidenciar que a utilização dos serviços digitais, a satisfação sobre os mesmos e a confiança depositada nestas plataformas inovadoras dependem do género, da idade, das habilitações literárias, e do distrito de residência dos inquiridos. Em alguns casos, relaciona-se com a área de formação dos mesmos. As razões de segurança são o motivo mais apontado pelos inquiridos que não utilizam plataformas digitais bancárias.
Description
Keywords
BPI Análise de crédito Risco de crédito Tecnologia financeira Fintech Neobancos Confiança