Repository logo
 
Publication

O audiovisual ao serviço da comunicação: o documentário como estratégia de comunicação - uma experiência no contexto museológico

dc.contributor.advisorLamy, Sónia
dc.contributor.authorFerreira, Sandra Luísa de Matos Gordo
dc.date.accessioned2017-01-06T10:31:21Z
dc.date.available2017-01-06T10:31:21Z
dc.date.issued2016-11-30
dc.description.abstractNum mundo de mudanças a tecnologia não se está a integrar, ela é uma realidade. Todos os organismos têm que acompanhar esta evolução, o museu não é diferente. Um museu sendo um depositário de objetos e artefactos e, comunicador das culturas e tradições do local onde se insere, o seu papel comunicacional é muito importante. Os museus de hoje têm ao dispor tecnologias que podem usar para se tornarem mais apelativos e dinâmicos. É necessário ver o audiovisual ao serviço da museologia como uma forma de comunicação. O que está acontecer em muitos museus é que os recursos humanos ficam para segundo plano, dando lugar a espaços interativos e onde o audiovisual tem o papel principal, isto é o resultado do desenvolvimento das novas tecnologias e de novas necessidades do público que o visita. O museu pode ser o grande impulsionador da cultura local, e a criação de documentários onde a comunidade pode estar envolvida, dando primazia a temas sobre património material e imaterial, é sem dúvida uma estratégia de comunicação que pode ser solução, principalmente, em meios pequenos.pt_PT
dc.description.abstractIn a world of technology changes is not integrating, is a reality. All organisms are what accompany this evolution, and the Museum is no different. A Museum being a depository of objects and artifacts, and Communicator of the cultures and traditions of the place where it operates, its role is very important communication. The Museum of today's available technologies that can use to become more appealing and dynamic. It is necessary to view the audiovisual sector at the service of museology as a form of communication. What's happening in many museums, is that human resources are for the background, interactive spaces and where the audiovisual sector has the lead role, this is the result of the development of new technologies and new requirements of the public that visit. The Museum may be the big booster of local culture, and the creation of documentaries where the community can be involved, giving primacy to issues on tangible and intangible heritage, is undoubtedly a communication strategy that can be solution, mainly in small ways.pt_PT
dc.identifier.tid201532875pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/17313
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectaudiovisualpt_PT
dc.subjectcomunicaçãopt_PT
dc.subjectdocumentáriopt_PT
dc.subjectmuseupt_PT
dc.subjectcommunicationpt_PT
dc.subjectdocumentarypt_PT
dc.subjectmuseumpt_PT
dc.titleO audiovisual ao serviço da comunicação: o documentário como estratégia de comunicação - uma experiência no contexto museológicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Portalegre
thesis.degree.nameMestrado em Jornalismo, Comunicação e Culturapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Audiovisual ao serviço da comunicação.pdf
Size:
2.58 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: