Repository logo
 
Publication

O envolvimento do consumidor na cocriação de uma oferta disruptiva: Estudo do caso Continente Labs, à luz da experiência na comunidade online e do processo de compra em loja física

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorVarandas, Clésia Tatiana Gonçalves Afonso Valbom
dc.date.accessioned2022-01-07T14:58:36Z
dc.date.available2022-01-07T14:58:36Z
dc.date.issued2021-09-28
dc.description.abstractDurante a última década, o desenvolvimento de novas tecnologias tem revolucionado os modelos operacionais do setor do retalho alimentar. Apesar de existirem infinitas oportunidades criadas pelo exponencial crescimento tecnológico, tem sido cada vez mais desafiante para as empresas conseguir proporcionar experiências excecionais aos clientes. Neste contexto altamente competitivo, os retalhistas têm apostado em experiências de compra que integram ambientes tecnológicos para valorizar e personalizar a jornada do cliente, e, também, para otimizar as suas operações. Para além disso, os clientes mostram-se bastante conscientes dos seus hábitos de compra e, mais do que uma simples compra, ambicionam conectar-se às marcas. Assim, a presente investigação incide num estudo de caso sobre a experiência do consumidor na cocriação de uma nova e disruptiva marca da Sonae MC – o Continente Labs –, no qual se realizou uma análise à experiência do consumidor na comunidade online e ao processo de compra na loja física. Através de uma metodologia qualitativa de caráter exploratório, recorreu-se: à análise documental para introduzir a temática em estudo; à netnografia para analisar a participação e dinâmica do consumidor na plataforma Comunidade Labs; a duas entrevistas exploratórias a responsáveis do projeto, e observação participante aliada a entrevistas semiestruturadas (60 clientes da loja física) para compreender o processo de compra na loja do Continente Labs, explorar as motivações e investigar a satisfação do consumidor nesses ambientes tecnológicos do retalho alimentar. No que diz respeito à plataforma de cooperação do cliente no Continente Labs – a Comunidade Labs –, este estudo demonstrou o aumento da atividade nos processos de cocriação quando implementada a estratégia de angariação de clientes. Nesse sentido, através do estudo da experiência do consumidor na comunidade online e de compra na loja física, foi possível conhecer o novo processo de consumo completamente automatizado, sem caixas de pagamento, do Continente Labs, além de que foram assinaladas as principais motivações dos consumidores que contribuem para uma positiva perceção do conceito no uso desta nova e disruptiva tecnologia. Assim, conclui-se que a experiência do consumidor colaborativo em ambiente de retalho disruptivo é desenvolvida através de experiências envolventes, conectadas entre cliente e marca, e personalizadas, de forma a satisfazer os seus desejos. Por fim, sendo um estudo consequente de um projeto bastante pioneiro, depois de obtidas as conclusões, ainda foi possível propor algumas recomendações.pt_PT
dc.identifier.tid202837963pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/38717
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectContinente Labspt_PT
dc.subjectComunidade Labspt_PT
dc.subjectAmbientes tecnológicospt_PT
dc.subjectLoja disruptivapt_PT
dc.subjectProcessos de cocriaçãopt_PT
dc.subjectSoluções tecnológicaspt_PT
dc.titleO envolvimento do consumidor na cocriação de uma oferta disruptiva: Estudo do caso Continente Labs, à luz da experiência na comunidade online e do processo de compra em loja físicapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
clesia_varandas.pdf
Size:
24.81 MB
Format:
Adobe Portable Document Format