Publication
O Impacto da Formação Docente Continuada nos Resultados Educacionais do Ensino Público do Fundamental em Presidente Sarney Maranhão, Brasil
dc.contributor.author | Amorim, Jeane Pimenta | |
dc.date.accessioned | 2025-04-15T08:47:01Z | |
dc.date.available | 2025-04-15T08:47:01Z | |
dc.date.issued | 2025-03-17 | |
dc.description.abstract | Esta dissertação investiga a relação entre a formação docente continuada e os resultados educacionais na rede municipal de ensino de Presidente Sarney, com o intuito de compreender as percepções dos professores, gestores educacionais e outros profissionais da área. A pesquisa foi realizada através de entrevistas e questionários aplicados aos docentes e gestores, além da análise de documentos, relatórios bimestrais, fichas de avaliação e simulados aplicados aos alunos. Identificaram-se os principais desafios enfrentados pelos professores em relação à formação continuada, destacando a falta de motivação, interesse e tempo como fatores críticos. Esses desafios impactam diretamente a aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na formação nas atividades escolares e, consequentemente, o desenvolvimento dos alunos. A estrutura dos programas de formação docente continuada, organizada bimestralmente e com a participação de mestres e doutores, oferece palestras e atividades educativas. A pesquisa revelou uma influência positiva da formação continuada nos resultados educacionais, especialmente quando direcionada para avaliações de nível nacional, estadual e municipal, como o SAEB. Experiências bem-sucedidas evidenciam a importância de programas específicos e estratégicos para melhorar o desempenho dos alunos. Foi identificada uma correlação entre a participação dos professores em programas de formação continuada e o desempenho dos alunos em exames padronizados. Dados mostram que professores engajados e atualizados contribuem significativamente para a melhoria do aprendizado dos alunos, refletindo positivamente nos resultados educacionais. Recomenda-se a valorização dos professores, a realização de formações mais frequentes e a integração da teoria com a prática pedagógica. A formação docente continuada é essencial para a qualidade do ensino e o desenvolvimento de políticas educacionais mais eficazes. | por |
dc.identifier.tid | 203930649 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/57634 | |
dc.language.iso | por | |
dc.peerreviewed | n/a | |
dc.rights.uri | N/A | |
dc.subject | gestão escolar | |
dc.subject | docente | |
dc.subject | formação | |
dc.title | O Impacto da Formação Docente Continuada nos Resultados Educacionais do Ensino Público do Fundamental em Presidente Sarney Maranhão, Brasil | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.version | http://purl.org/coar/version/c_b1a7d7d4d402bcce |