| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 1.7 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A complexificação da sociedade e os avanços tecnológicos impõem aos cidadãos o domínio de competências de literacia, para usufruir da informação e convertê-la em conhecimento.
Considerando que, à medida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, na maioria das vezes, a problemas de compreensão leitora, surge este trabalho, sustentado na convicção de que a escola não pode ser, apenas, o local onde se aprende uma técnica, a de leitura. Se ela não promove o prazer da ler não cumpre inteiramente a sua missão. Com esta análise, desenvolvida sob a forma de estudo de caso e utilizando uma metodologia quantitativa, realizado ao nível do 4º ano do ensino básico, procurámos verificar qual o género de texto mais apelativo para criar o gosto pela leitura e, consequentemente, para o desenvolvimento da compreensão da leitura. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos do 4.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Silva Gaio, elegeram a banda desenhada como o tipo de texto mais lido e o mais preferido, inclusive para se trabalhar na escola.
Description
Keywords
Ensino da Leitura Estratégias da Leitura Ensino Básico 1º Ciclo Interesse Pela Leitura
