Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Para o desenvolvimento da compreensão da leitura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
FRANCISCO_RODRIGUES.pdf1.7 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A complexificação da sociedade e os avanços tecnológicos impõem aos cidadãos o domínio de competências de literacia, para usufruir da informação e convertê-la em conhecimento. Considerando que, à medida que o aluno cresce, a sua motivação para a leitura diminui, devido, na maioria das vezes, a problemas de compreensão leitora, surge este trabalho, sustentado na convicção de que a escola não pode ser, apenas, o local onde se aprende uma técnica, a de leitura. Se ela não promove o prazer da ler não cumpre inteiramente a sua missão. Com esta análise, desenvolvida sob a forma de estudo de caso e utilizando uma metodologia quantitativa, realizado ao nível do 4º ano do ensino básico, procurámos verificar qual o género de texto mais apelativo para criar o gosto pela leitura e, consequentemente, para o desenvolvimento da compreensão da leitura. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que os alunos do 4.º ano de escolaridade, do Agrupamento de Escolas Silva Gaio, elegeram a banda desenhada como o tipo de texto mais lido e o mais preferido, inclusive para se trabalhar na escola.

Description

Keywords

Ensino da Leitura Estratégias da Leitura Ensino Básico 1º Ciclo Interesse Pela Leitura

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue