Repository logo
 
Publication

A motivação para as aulas de educação física dos alunos do ensino secundário do colégio campo de flores

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorRebolo, Maria Amália
dc.contributor.authorTrabulo, Ana Catarina
dc.date.accessioned2021-06-19T09:33:51Z
dc.date.available2021-06-19T09:33:51Z
dc.date.issued2018-01-19
dc.description.abstractEste relatório tem como objetivo a reflexão do Estágio Pedagógico, integrado no Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. O Estágio Pedagógico foi realizado no Colégio Campo de Flores no ano letivo de 2016/20117, sendo leccionada a disciplina de Educação Física ao 10º e 12º anos de escolaridade. Todo o percurso realizado representa uma etapa inicial na minha formação pessoal e profissional em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos permitem-me hoje obter as competências necessárias para o desenvolvimento da prática docente na área da Educação Física. O Relatório Final de Estágio pretende assim englobar toda a descrição e reflexão sobre as actividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o estágio pedagógico. O Estágio Pedagógico foi um processo importante na minha evolução como professora, permitindo assim adquirir uma assimilação de conhecimentos e competências essenciais para a prática educativa de excelência. O sucesso na intervenção pedagógica deveu-se em grande parte aos conselhos e experiências que os professores orientadores me proporcionaram. O presente estudo teve como objectivo investigar a motivação dos alunos do ensino Secundário para a prática da Educação Física. A amostra foi constituída por alunos de ambos os géneros, com um total de 130 aunos do 10º ao 12º ano. O instrumento aplicado foi o questionário com versão traduzida de Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ, Lonsdale et al. 2011). Da análise efetuada constatamos que os alunos apresentam uma motivação individual e própria para prática da Educação Física, tendo em conta que a motivação para a prática não influencia a média final na disciplina.pt_PT
dc.identifier.tid202733840pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/36844
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEducação físicapt_PT
dc.subjectMotivaçãopt_PT
dc.subjectActividade físicapt_PT
dc.subjectAutodeterminaçãopt_PT
dc.titleA motivação para as aulas de educação física dos alunos do ensino secundário do colégio campo de florespt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundáriopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Ana Catarina Trabulo -ISEIT.pdf
Size:
937.87 KB
Format:
Adobe Portable Document Format