Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A motivação para as aulas de educação física dos alunos do ensino secundário do colégio campo de flores

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ana Catarina Trabulo -ISEIT.pdf937.87 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este relatório tem como objetivo a reflexão do Estágio Pedagógico, integrado no Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. O Estágio Pedagógico foi realizado no Colégio Campo de Flores no ano letivo de 2016/20117, sendo leccionada a disciplina de Educação Física ao 10º e 12º anos de escolaridade. Todo o percurso realizado representa uma etapa inicial na minha formação pessoal e profissional em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos permitem-me hoje obter as competências necessárias para o desenvolvimento da prática docente na área da Educação Física. O Relatório Final de Estágio pretende assim englobar toda a descrição e reflexão sobre as actividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o estágio pedagógico. O Estágio Pedagógico foi um processo importante na minha evolução como professora, permitindo assim adquirir uma assimilação de conhecimentos e competências essenciais para a prática educativa de excelência. O sucesso na intervenção pedagógica deveu-se em grande parte aos conselhos e experiências que os professores orientadores me proporcionaram. O presente estudo teve como objectivo investigar a motivação dos alunos do ensino Secundário para a prática da Educação Física. A amostra foi constituída por alunos de ambos os géneros, com um total de 130 aunos do 10º ao 12º ano. O instrumento aplicado foi o questionário com versão traduzida de Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ, Lonsdale et al. 2011). Da análise efetuada constatamos que os alunos apresentam uma motivação individual e própria para prática da Educação Física, tendo em conta que a motivação para a prática não influencia a média final na disciplina.

Description

Keywords

Educação física Motivação Actividade física Autodeterminação

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License