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- A motivação para as aulas de educação física dos alunos do ensino secundário do colégio campo de floresPublication . Trabulo, Ana Catarina; Rebolo, Maria AmáliaEste relatório tem como objetivo a reflexão do Estágio Pedagógico, integrado no Mestrado de Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares de Almada. O Estágio Pedagógico foi realizado no Colégio Campo de Flores no ano letivo de 2016/20117, sendo leccionada a disciplina de Educação Física ao 10º e 12º anos de escolaridade. Todo o percurso realizado representa uma etapa inicial na minha formação pessoal e profissional em que todas as experiências vivenciadas, aprendizagens realizadas e conhecimentos adquiridos permitem-me hoje obter as competências necessárias para o desenvolvimento da prática docente na área da Educação Física. O Relatório Final de Estágio pretende assim englobar toda a descrição e reflexão sobre as actividades desenvolvidas e aprendizagens realizadas durante o estágio pedagógico. O Estágio Pedagógico foi um processo importante na minha evolução como professora, permitindo assim adquirir uma assimilação de conhecimentos e competências essenciais para a prática educativa de excelência. O sucesso na intervenção pedagógica deveu-se em grande parte aos conselhos e experiências que os professores orientadores me proporcionaram. O presente estudo teve como objectivo investigar a motivação dos alunos do ensino Secundário para a prática da Educação Física. A amostra foi constituída por alunos de ambos os géneros, com um total de 130 aunos do 10º ao 12º ano. O instrumento aplicado foi o questionário com versão traduzida de Perceived Locus of Causality Questionnaire (PLOCQ, Lonsdale et al. 2011). Da análise efetuada constatamos que os alunos apresentam uma motivação individual e própria para prática da Educação Física, tendo em conta que a motivação para a prática não influencia a média final na disciplina.
- Cinco canções de Delfina Figueiredo como uma proposta didática para o repertório português do programa de canto do 2º ciclo do ensino básicoPublication . Sousa, Maria João; Dória, PaulaO presente trabalho insere-se na Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada e Relatório Final do segundo ano de Mestrado em Ensino de Música. Está dividido em duas partes: a primeira consiste no relatório da prática de ensino supervisionada do ano de estágio, que teve lugar na Escola de Música do Conservatório Nacional em Lisboa e teve como orientadora cooperante a Professora Ana Paula Russo. Foram enunciados os objetivos e a estrutura da Prática de Ensino Supervisionada, bem como o enquadramento da prática profissional. Após a caracterização da Escola Cooperante, refletiu-se sobre a atividade pedagógica, tendo como base as dimensões do perfil geral de desempenho docente enunciadas pela tutela; a segunda parte integra um trabalho de investigação, intitulado Cinco canções de Delfina Figueiredo como uma proposta didática para o repertório português do programa de canto do 2º ciclo do Ensino Básico. Pretendeu-se averiguar a pertinência destas canções, do livro Cantigas da Minh’Avó da professora e compositora Delfina Figueiredo, para integrarem o programa de canto daquelo ciclo de estudos. Descreveram-se as características vocais e fisiológicas na infância e na adolescência, passando pelo processo de mudança vocal. Refletiu-se sobre a importância da escolha do repertório, bem como o papel do professor e o impacto da pedagogia, referenciando-se importantes pedagogos e investigadores da área. Foram analisadas as cinco canções segundo parâmetros fundamentados e, ao cruzá-las com as características enunciadas, concluiu-se a sua importância na pedagogia vocal.