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Abstract(s)
Num ambiente de trabalho exigente, competitivo e em constante mudança é fundamental que os alunos do ensino superior conheçam as suas competências e saibam como as desenvolver, para que a sua entrada no mercado de trabalho seja bem-sucedida. Assim, é cada vez mais importante que os jovens universitários tenham consciência das suas reais competências e dos seus níveis de autoeficácia em relação às mesmas. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende averiguar o impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários e de que forma esta relação é moderada pela área do curso que frequentam. A amostra é constituída por 361 alunos universitários, com idades que oscilam entre os 18 e os 23 anos e que se encontram a frequentar Instituições de Ensino Superior do setor público e do setor privado. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de dois questionários – Inventário de competências e Escala de autoeficácia geral – e por um conjunto de perguntas de cariz sociodemográfico. Os resultados obtidos revelam que as soft skills têm uma influência significativamente positiva na perceção que os estudantes universitários têm sobre a sua Autoeficácia e que esta relação é moderada pela área dos cursos que frequentam. Também foi possível apurar que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e as variáveis relacionadas com o contexto académico, nomeadamente: a área do curso e o ano que os alunos frequentam e a sua média académica do último ano.
Description
Keywords
Soft skills Autoeficácia Ensino Superior Estudantes universitários