Publication
Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários
dc.contributor.advisor | Rodrigues, Rosa | |
dc.contributor.author | Guimarães de Sampaio Melo, Maria Inês Caldeira | |
dc.date.accessioned | 2021-08-04T15:34:13Z | |
dc.date.available | 2021-08-04T15:34:13Z | |
dc.date.issued | 2021-07-27 | |
dc.date.submitted | 2021-07-13 | |
dc.description.abstract | Num ambiente de trabalho exigente, competitivo e em constante mudança é fundamental que os alunos do ensino superior conheçam as suas competências e saibam como as desenvolver, para que a sua entrada no mercado de trabalho seja bem-sucedida. Assim, é cada vez mais importante que os jovens universitários tenham consciência das suas reais competências e dos seus níveis de autoeficácia em relação às mesmas. O presente estudo insere-se neste contexto e pretende averiguar o impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários e de que forma esta relação é moderada pela área do curso que frequentam. A amostra é constituída por 361 alunos universitários, com idades que oscilam entre os 18 e os 23 anos e que se encontram a frequentar Instituições de Ensino Superior do setor público e do setor privado. O estudo foi operacionalizado através de uma metodologia quantitativa, cujos dados foram recolhidos através de dois questionários – Inventário de competências e Escala de autoeficácia geral – e por um conjunto de perguntas de cariz sociodemográfico. Os resultados obtidos revelam que as soft skills têm uma influência significativamente positiva na perceção que os estudantes universitários têm sobre a sua Autoeficácia e que esta relação é moderada pela área dos cursos que frequentam. Também foi possível apurar que existe uma correlação positiva entre a autoeficácia e as variáveis relacionadas com o contexto académico, nomeadamente: a área do curso e o ano que os alunos frequentam e a sua média académica do último ano. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 202752429 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/37282 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Soft skills | pt_PT |
dc.subject | Autoeficácia | pt_PT |
dc.subject | Ensino Superior | pt_PT |
dc.subject | Estudantes universitários | pt_PT |
dc.title | Impacto das soft skills na autoeficácia dos estudantes universitários | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.grantor | Instituto Superior de Gestão |