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Abstract(s)
Este estudo de caso, designado SELECT, corresponde a um projeto que tem sido
desenvolvido desde 2011 na empresa SELECTIS e tem, por principal objetivo, contribuir
para uma melhor compreensão do processo de fidelização da revenda no mercado
fitofarmacêutico.
Em mercados maduros e competitivos, encontramos clientes cada vez mais exigentes, sendo
necessário que as empresas, através da sua visão de mercado, tomem decisões que lhe
permitam atingir os seus objetivos. Para isso necessitam de ter um relacionamento duradouro
com os clientes, ou seja, promover a retenção e a fidelização, através de ferramentas como
programas de fidelização.
Para o desenvolvimento deste trabalho, a metodologia de investigação adotada teve por base
a análise qualitativa (livros e artigos técnicos) e também a quantitativa com recolha e
tratamento de dados de um histórico existente na empresa SELECTIS, bem como com a
realização de um questionário ao canal revenda (CLIENTES DE PROXIMIDADE).
Os principais resultados e conclusões revelam o SELECT como um é verdadeiro “case
study” no que diz respeito à fidelização de clientes. Ao longo destes 11 anos de existência,
cresceu sempre de uma forma sustentável, sendo hoje a principal ferramenta sell out na
empresa SELECTIS, representando 20% em valor do total vendido pela SELECTIS no
mercado fitofarmacêutico, ou seja, permite, através dos CLIENTES DE PROXIMIDADE,
escoar 20% do que vendemos para a distribuição direta.
Concluímos ainda, a enorme oportunidade que constitui para as outras subsidiárias do grupo
ROVENSA se adotarem à sua realidade o SELECT, conseguindo enriquecer a sua proposta
de valor, inovando e diferenciando dos demais concorrentes e consequentemente trazendo
mais valias para a atividade empresarial do grupo.
Description
Keywords
Proposta de valor Inovar Diferenciar Fidelizar