Publication
A fotografia associada à história local como recurso para a educação visual
dc.contributor.advisor | Paiva, Bartolomeu Adalberto Figueiredo, 1962- | |
dc.contributor.advisor | Ribeiro, Susana Alexandra Marques | |
dc.contributor.author | Pessoa, Sofia Margarida Cabete | |
dc.date.accessioned | 2025-01-09T12:31:12Z | |
dc.date.available | 2025-01-09T12:31:12Z | |
dc.date.issued | 2024 | |
dc.description.abstract | Durante o projeto educativo, tornou-se claro que o ensino através das expressões artísticas, especialmente com o uso da imagem e da fotografia, é uma abordagem extremamente atrativa e estimulante para transmissão e consolidação de conhecimento. Esta metodologia não apenas cativa a atenção dos alunos, mas também os envolve de maneira significativa no processo de aprendizagem. Ao trabalhar com formas de expressão visual, como a fotografia, os alunos são incentivados a explorar conceitos de uma maneira mais objetiva e com sentido prático. Uma das vantagens distintas deste método é a sua natureza não formal. Ao contrário das abordagens de ensino mais tradicionais, que muitas vezes se baseiam em memorização de factos, exercícios teóricos e numa atitude passiva dos alunos, o ensino através das artes permite uma experiência mais imersiva e prática. Os alunos são incentivados a expressar as suas ideias e interpretações de forma pessoal, o que promove um interesse mais profundo com os temas e assuntos envolvidos. Além disso, esta abordagem permite aos alunos aprenderem de forma mais autónoma e independente, à medida que exploram e experimentam diferentes técnicas artísticas. Contribuir para o desenvolvimento do fascínio pela aprendizagem foi um dos aspetos fundamentais neste processo. Ao trabalhar com materiais visuais e alternativos, os alunos são levados a descobrir e explorar o mundo ao seu redor de novas maneiras e de forma emocionante. Este entusiasmo natural pela aprendizagem não apenas torna o processo mais agradável, mas contribui também para uma retenção mais eficaz do conhecimento a longo prazo. Além disso, o conhecimento adquirido com experiências reais e efetivas permite aos alunos compreender melhor a importância e a aplicabilidade do que estão a aprender motivando-os para um envolvimento mais profundo no processo de aprendizagem. Em suma, o ensino por meio das expressões artísticas e da fotografia oferece uma abordagem altamente eficaz e duradoura para a transmissão e consolidação do conhecimento. A combinação de atratividade, aplicabilidade prática e relevância daquelas expressões tornam-nas ferramentas valiosas para educadores em busca de métodos inovadores e eficazes de ensino. Como Animadora Socioeducativa, percebi a importância da minha participação e atuação no processo educativo e de como, ao explorar e aproveitar as capacidades e potencialidades únicas de cada aluno, pode fazer a diferença na prática de metodologias da educação não formal e informal em contraposição com metodologias utilizadas em contexto formal. A minha experiência neste projeto foi incrivelmente positiva e gratificante. A interação diária com os alunos permitiu-me aprender tanto quanto ensinar. A observação atenta das suas reações, interesses e desafios proporcionou-me valiosas perceções sobre melhores abordagens educativas e pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos e observados ao longo da minha atuação em futuras intervenções educativas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203787382 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/53663 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Aprendizagem | pt_PT |
dc.subject | Fotografia | pt_PT |
dc.subject | História Local | pt_PT |
dc.subject | Expressão | pt_PT |
dc.title | A fotografia associada à história local como recurso para a educação visual | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação e Lazer | pt_PT |