Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A fotografia associada à história local como recurso para a educação visual

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
SOFIA_PESSOA.pdf4.56 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Durante o projeto educativo, tornou-se claro que o ensino através das expressões artísticas, especialmente com o uso da imagem e da fotografia, é uma abordagem extremamente atrativa e estimulante para transmissão e consolidação de conhecimento. Esta metodologia não apenas cativa a atenção dos alunos, mas também os envolve de maneira significativa no processo de aprendizagem. Ao trabalhar com formas de expressão visual, como a fotografia, os alunos são incentivados a explorar conceitos de uma maneira mais objetiva e com sentido prático. Uma das vantagens distintas deste método é a sua natureza não formal. Ao contrário das abordagens de ensino mais tradicionais, que muitas vezes se baseiam em memorização de factos, exercícios teóricos e numa atitude passiva dos alunos, o ensino através das artes permite uma experiência mais imersiva e prática. Os alunos são incentivados a expressar as suas ideias e interpretações de forma pessoal, o que promove um interesse mais profundo com os temas e assuntos envolvidos. Além disso, esta abordagem permite aos alunos aprenderem de forma mais autónoma e independente, à medida que exploram e experimentam diferentes técnicas artísticas. Contribuir para o desenvolvimento do fascínio pela aprendizagem foi um dos aspetos fundamentais neste processo. Ao trabalhar com materiais visuais e alternativos, os alunos são levados a descobrir e explorar o mundo ao seu redor de novas maneiras e de forma emocionante. Este entusiasmo natural pela aprendizagem não apenas torna o processo mais agradável, mas contribui também para uma retenção mais eficaz do conhecimento a longo prazo. Além disso, o conhecimento adquirido com experiências reais e efetivas permite aos alunos compreender melhor a importância e a aplicabilidade do que estão a aprender motivando-os para um envolvimento mais profundo no processo de aprendizagem. Em suma, o ensino por meio das expressões artísticas e da fotografia oferece uma abordagem altamente eficaz e duradoura para a transmissão e consolidação do conhecimento. A combinação de atratividade, aplicabilidade prática e relevância daquelas expressões tornam-nas ferramentas valiosas para educadores em busca de métodos inovadores e eficazes de ensino. Como Animadora Socioeducativa, percebi a importância da minha participação e atuação no processo educativo e de como, ao explorar e aproveitar as capacidades e potencialidades únicas de cada aluno, pode fazer a diferença na prática de metodologias da educação não formal e informal em contraposição com metodologias utilizadas em contexto formal. A minha experiência neste projeto foi incrivelmente positiva e gratificante. A interação diária com os alunos permitiu-me aprender tanto quanto ensinar. A observação atenta das suas reações, interesses e desafios proporcionou-me valiosas perceções sobre melhores abordagens educativas e pretendo aplicar os conhecimentos adquiridos e observados ao longo da minha atuação em futuras intervenções educativas.

Description

Keywords

Aprendizagem Fotografia História Local Expressão

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue