Repository logo
 
Publication

Conversão e retenção: Motivações inerentes ao consumo da experiência de voluntariado em Portugal

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSalomão, Miriam
dc.contributor.authorPinto, Sofia João Machado Lima Cerqueira
dc.date.accessioned2022-03-10T17:33:01Z
dc.date.available2022-03-10T17:33:01Z
dc.date.issued2022-02-24
dc.description.abstractAs Organizações Sem Fins Lucrativos dependem de voluntários para manterem a sua atividade. Portugal conta com, aproximadamente, 50 000 organizações deste cariz. No entanto, apenas 6,4% da população portuguesa faz voluntariado, o que situa Portugal 12,9 pontos percentuais abaixo da média europeia. Esta investigação pretende, face a este cenário, estudar as motivações que levam os voluntários a iniciar e a continuar a sua experiência de voluntariado, percebendo se estes fatores variam ao longo do ciclo de vida do voluntário. Este estudo adota uma abordagem alternativa à maioria da literatura referente a este tema, apresentando o voluntariado como uma experiência e o voluntário como cliente da mesma. Utilizando uma abordagem qualitativa com dados recolhidos em grupos focais, a presente investigação conclui que: na fase de conversão e de retenção, os fatores predominantes são os fatores motivacionais egoístas, porém as razões mais citadas diferem; na fase de desistência, os fatores predominantes são os fatores situacionais; e, existem variações das motivações ao longo do ciclo de vida do voluntário. São abordadas, também, estratégias de marketing de conversão e de retenção que apresentam, face aos resultados deste estudo, potencial de otimização nas fases assinaladas.pt_PT
dc.identifier.tid202959937pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/39691
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConversãopt_PT
dc.subjectRetençãopt_PT
dc.subjectExperiênciapt_PT
dc.subjectOrganizações sem fins lucrativospt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.titleConversão e retenção: Motivações inerentes ao consumo da experiência de voluntariado em Portugalpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
sofia_pinto.pdf
Size:
2.54 MB
Format:
Adobe Portable Document Format