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Authors
Abstract(s)
Na atualidade assiste-se a uma crescente e incessante busca pela felicidade, que se
transforma numa oportunidade para as organizações posicionarem os seus produtos e
serviços, e o próprio consumo, como uma solução para essa procura. Surge, então, o
Marketing da felicidade, com estratégias que visam proporcionar emoções positivas aos
consumidores e gerar a tão almejada felicidade. A esse propósito, a presente dissertação
tem como principal objetivo compreender a relação entre consumo e felicidade,
procurando responder à questão-chave: Pode o consumo gerar felicidade? Assim,
distinguiu-se os conceitos de felicidade do consumo e de felicidade com a vida em geral.
Estudou-se os tipos de consumo material e experiencial e a sua relação com a felicidade do
consumo, assim como a aprovação social, por se apresentar como um dos fatores com mais
relevância importância para os que procuram a felicidade através do consumo. O estudo
realizado também se debruça sobre a relação entre o género, rendimento auferido e a
felicidade do consumo, assim como a relação entre felicidade do consumo e a felicidade
com a vida em geral. Para esse fim, foi conduzida uma pesquisa quantitativa com recolha
de dados por questionário numa amostra de 525 respondentes. Os dados recolhidos foram
posteriormente analisados estatisticamente utilizando o software IBM SPSS - Statistical
Package for the Social Sciences.
Os principais resultados apurados sustentam que é o consumo material, ao contrário do
consumo experiencial, que demonstra um efeito direto na felicidade do consumo. A
aprovação social não revelou ter efeito direto na felicidade do consumo. A felicidade do
consumo, por sua vez não demostrou contribuir para a felicidade. No entanto, no que se
refere aos tipos de consumo, verificou-se uma relação direta entre o consumo experiencial
e a felicidade. Verificou-se, ainda, que as mulheres revelam mais felicidade através do
consumo do que os homens. O rendimento auferido não demonstrou ter influência na
felicidade do consumo. Este estudo parece evidenciar que a relação entre consumo e
felicidade é multifacetada e sujeita a alterações ao longo do tempo. No que concerne ao
principal tópico de investigação, a relação entre felicidade do consumo e a felicidade não
foi demonstrada, o que deverá suscitar reflexão e mais estudos que incluam o envolviam de
outras variáveis, de forma a contribuir para a robustez das práticas de Marketing, assente não apenas no estímulo do consumo, mas na melhoria do bem-estar e felicidade do
consumidor, promovendo valores que a sustentem de uma forma duradoura.
Description
Keywords
Marketing da felicidade Felicidade do consumo Felicidade Consumo material Consumo experiencial