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O papel dos sistemas de informação no processo de comunicação de ciência: o caso da atividade "Ciência à Conversa" no IPSetúbal
| dc.contributor.advisor | Mendes, Ana | |
| dc.contributor.author | Dias, Anália Teixeira Gonçalves | |
| dc.date.accessioned | 2021-05-27T09:47:40Z | |
| dc.date.available | 2021-05-27T09:47:40Z | |
| dc.date.issued | 2019-12 | |
| dc.description.abstract | A pertinência da temática “comunicar ciência”, ou pode dizer-se que na realidade a sua falta de comunicação, está a ser de elevada importância uma vez que existe todo um leque diversificado de atores que estão a abordar esta temática. Em 2016, foi definida uma Estratégia a nível nacional, que assenta no pilar de que o Conhecimento é de Todos e para Todos. Têm emergido assim as mais diversificadas atividades e iniciativas dos diferentes produtores de conhecimento, com a finalidade de atrair vários tipos de público, podendo encontrar assim investigadores que pretendem “mostrar ao mundo” o que estão a fazer, as instituições de ensino superior que nas suas estratégias definem planos de divulgação e comunicação de ciência, pretendendo um envolvimento mais “umbilical” com a comunidade envolvente e os seus investigadores. A divulgação de ciência é uma preocupação crescente, que se torna necessária desenvolver nas instituições geradoras de conhecimento, contudo é uma tarefa que não tem sido muito fácil e que necessita de ser melhorada. O presente estudo pretende analisar como é que uma atividade mensal, que faz divulgação de ciência, e que já existe desde 2015 no Instituto Politécnico de Setúbal (IPS), denominada “Ciência à Conversa”, pode vir a pintar o mundo da comunidade IPS com conhecimento de todas as cores?! É necessário compreender como é que os Sistemas e as Tecnologias de Informação podem auxiliar no processo partilha de conhecimento junto da comunidade, potenciando uma interação de valor acrescido. Por consequência, foi necessário efetuar um estudo junto da comunidade do IPS, de modo a percecionar os seus interesses, e compreender qual o papel que os sistemas e as Tecnologias de Informação e Comunicação (SI/TIC) podem desempenhar nas diferentes etapas no processo de comunicação de ciência, contribuindo assim, para a partilha de conhecimento, com o propósito de ter uma sociedade mais informada e transparente, potenciando o aumento de conhecimento e de inovação na comunidade IPS. Como estratégia de investigação adotada para elaborar o presente trabalho, foi utilizada uma abordagem metodológica mista, centrada no método estudo de caso, que apesar da vasta diversidade de métodos existentes para conduzir um trabalho de investigação, considerou-se que este seria o mais adequado, uma vez que se pretende compreender os interesses que estão associados a um acontecimento – neste caso a atividade “Ciência à Conversa”, adotando a triangulação metodológica, que inclui recolha de dados, entrevistas e observação. Tendo como finalidade identificar a forma como a comunidade perceciona a atividade e qual o papel que os SI/TIC podem vir a desempenhar na promoção e divulgação de ciência na atividade em estudo, foi enviado um questionário a toda a comunidade IPS, bem como a realização de duas entrevistas com quem esteve no germinar da atividade. Os inquiridos consideraram que esta é uma atividade importante, constatando que a disponibilidade de tempo para estar presente é fator impeditivo. Diante deste resultado foi possível aferir o interesse em poder assistir em formato não presencial mencionando as tecnologias com as quais revelam maior proximidade. Existe também interesse em aceder a mais informações sobre a temática, bem como interagir com os diferentes oradores como forma de partilhar conhecimento! Neste sentido, apresenta-se um Modelo de Divulgação de Ciência, tendo por base a atividade “Ciência à Conversa”, suportado pelos SI/TIC como forma de potenciar o processo de partilha e divulgação de ciência no IPS. | pt_PT |
| dc.description.abstract | The communication of science, or the its lack is of high importance, because there are several different people talking about it. In 2016 a Portuguese national strategy was employed and is based on the pillar of knowledge for everyone. The most diverse activities and initiatives of the different knowledge producers have emerged, with the aim of attracting various types of audiences, thus being able to find researchers who want to "show the world" what they are doing, higher education institutions that in their strategies define plans for the dissemination and communication of science, want a more "umbilical" involvement with the surrounding community and its researchers. The dissemination of science is a growing concern, which needs to be developed in knowledge-generating institutions, however it is a task not very easy to achieve and that needs to be improved. This study aims to analyse how a monthly activity, which disseminates science, and which already exists in the Polytechnic Institute of Setúbal (IPS), called "Ciência à Conversa", can paint the world of this community with knowledge of different colours?! It ́s necessary to understand how Information Systems and Technologies can help in the process of sharing knowledge with the community, enhancing a value-added interaction. It was necessary to carry out a study in the IPS community in order to understand its interests and the role that Information Systems and Technologies can play in the science communication process. Contributing to the process of knowledge sharing, with the purpose of a more informed and transparent society, enhancing the increase of knowledge and innovation in the IPS community. The research strategy assumed to develop in this study was a mixed methodological approach, focused on the case study method, which, despite the wide diversity of existing methods to conduct a research study, was the most appropriate, adopting the methodological triangulation, which includes data collection, interviews and observation. The respondents considered it is an important activity, although, their availability of time is an impeding factor. They also have shown interest in accessing more information on the topic, as well as interacting with the different speakers as a way to share knowledge! In order to identify how the community observes the activity and what role the IS/IT may play in the promotion and dissemination of science. A survey was sent to the entire IPS community as well as two interviews to the starters of the idea. After analysing the results, it was possible to identify how the community perceives the activity and what role the IS/ITC may play in the dissemination of science, since there is interest in accessing information before, during and after the activity, as well as the interest in interacting with the different speakers as a way of sharing knowledge! A Model to Science Dissemination was created, supported by IS/ITC to enhance the process of knowledge sharing. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 202368670 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/36625 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Sistema de informação | pt_PT |
| dc.subject | Gestão do conhecimento | pt_PT |
| dc.subject | Comunicar ciência | pt_PT |
| dc.subject | Information System | pt_PT |
| dc.subject | Knowledge Management | pt_PT |
| dc.subject | Science Communication | pt_PT |
| dc.title | O papel dos sistemas de informação no processo de comunicação de ciência: o caso da atividade "Ciência à Conversa" no IPSetúbal | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Instituto Politécnico de Setúbal | |
| thesis.degree.name | Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação | pt_PT |
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