Repository logo
 
Publication

Que representações têm professores, pais e alunos acerca do Trabalho para Casa

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorMontiel, António
dc.contributor.authorPulido, Joana
dc.date.accessioned2016-03-30T10:46:52Z
dc.date.available2016-03-30T10:46:52Z
dc.date.issued2016-02-03
dc.description.abstractO presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como base e suporte as observações realizadas e as experiências vivenciadas durante o estágio de prática pedagógica, realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste contexto sobressaiu a problemática que procurámos investigar: compreender as representações de professores, encarregados de educação e alunos de duas escolas do 1º CEB, de um mesmo Agrupamento, acerca da importância, natureza e constrangimentos de trabalhos escolares a serem realizados fora do horário letivo. Esta problemática foi seguida por quatro questões norteadoras: quais os objetivos visados pelos professores que marcam trabalhos para casa; quais as virtudes e obstáculos que os pais veem nos trabalhos de casa; que representações têm os alunos acerca dos trabalhos de casa e os professores, pais e alunos conhecem a visão uns dos outros sobre os trabalhos de casa. Neste estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, procedendo-se à recolha de dados através da realização de três focus group, um por cada tipo de participante. Este relatório pretende abordar o tema dos TPC na perspetiva dos vários intervenientes, inclusive dos atores principais, os alunos. As conclusões obtidas através da análise de conteúdo das sessões transcritas são as seguintes: professores, pais e alunos convivem diariamente com os trabalhos para serem feitos fora do período da aula. É uma prática pedagógica rotineira que traz vários constrangimentos. No entanto todos reconhecem alguns benefícios. As queixas prendem-se sobretudo com a natureza do trabalho pedido, a quantidade e a motivação.pt_PT
dc.identifier.tid201103826pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/12749
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino Básicopt_PT
dc.subjectTrabalhos de casa (TPC)pt_PT
dc.subjectRelação escola/famíliapt_PT
dc.subjectTPC docentept_PT
dc.subjectTPC alunopt_PT
dc.titleQue representações têm professores, pais e alunos acerca do Trabalho para Casapt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsrestrictedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameRelatório de Prática de Ensino Supervisionadopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
PULIDO Joana 3fev2016.pdf
Size:
944.92 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: