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Que representações têm professores, pais e alunos acerca do Trabalho para Casa
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Montiel, António | |
dc.contributor.author | Pulido, Joana | |
dc.date.accessioned | 2016-03-30T10:46:52Z | |
dc.date.available | 2016-03-30T10:46:52Z | |
dc.date.issued | 2016-02-03 | |
dc.description.abstract | O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como base e suporte as observações realizadas e as experiências vivenciadas durante o estágio de prática pedagógica, realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste contexto sobressaiu a problemática que procurámos investigar: compreender as representações de professores, encarregados de educação e alunos de duas escolas do 1º CEB, de um mesmo Agrupamento, acerca da importância, natureza e constrangimentos de trabalhos escolares a serem realizados fora do horário letivo. Esta problemática foi seguida por quatro questões norteadoras: quais os objetivos visados pelos professores que marcam trabalhos para casa; quais as virtudes e obstáculos que os pais veem nos trabalhos de casa; que representações têm os alunos acerca dos trabalhos de casa e os professores, pais e alunos conhecem a visão uns dos outros sobre os trabalhos de casa. Neste estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, procedendo-se à recolha de dados através da realização de três focus group, um por cada tipo de participante. Este relatório pretende abordar o tema dos TPC na perspetiva dos vários intervenientes, inclusive dos atores principais, os alunos. As conclusões obtidas através da análise de conteúdo das sessões transcritas são as seguintes: professores, pais e alunos convivem diariamente com os trabalhos para serem feitos fora do período da aula. É uma prática pedagógica rotineira que traz vários constrangimentos. No entanto todos reconhecem alguns benefícios. As queixas prendem-se sobretudo com a natureza do trabalho pedido, a quantidade e a motivação. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201103826 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/12749 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino Básico | pt_PT |
dc.subject | Trabalhos de casa (TPC) | pt_PT |
dc.subject | Relação escola/família | pt_PT |
dc.subject | TPC docente | pt_PT |
dc.subject | TPC aluno | pt_PT |
dc.title | Que representações têm professores, pais e alunos acerca do Trabalho para Casa | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | restrictedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Relatório de Prática de Ensino Supervisionado | pt_PT |