Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-03"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Reflexões sobre a nova "estratégia global da União Europeia para a política externa e de segurança"Publication . Viana, coord. Vitor Rodrigues; Pinto, Ana Santos; Gaspar, Carlos
- Identification of the risk factors associated with cheese production to implement the hazard analysis and critical control points (HACCP) system on cheese farmsPublication . Carrascosa, Conrado; Millán, Rafael; Saavedra, Pedro; Raduán Jaber, José; Raposo, António; Sanjuán, Esther"The purpose of this paper was to evaluate, by statistical analyses, risk factors on cheese farms that can influence the microbial contamination of their products. Various assessment tools, such as cheese production questionnaires, food handlers’ knowledge testing, and hygiene assessment system surveys, were used on 39 cheese farms on the island of Gran Canaria, Spain. The microbiological status of 773 raw milk and cheese samples from the cheese farms was assessed by enumerating total viable counts and 4 pathogens: Escherichia coli, Staphylococcus aureus, Listeria monocytogenes, and Salmonella spp. The results revealed that the highest contamination by Staph. aureus (4.39%, >105 cfu/ mL) was found in milk, and the highest contamination by E. coli (5.18%, >103 cfu/mL) was found in cheese. Very few samples (0.52%) were contaminated by L. monocytogenes or Salmonella spp. The factors associated with any tested microorganism were “handling,” “knowledge,” and “type of milk.” Subsequently, multidimensional logistic analysis for contamination by E. coli showed an independent association for factors “cleaning and disinfection test” and “type of milk.” The probability of total aerobic contamination of milk increased with lower hygiene assessment system survey scores. These results emphasize the need to apply and maintain good hygiene practices, and to study risk factors to prevent contamination and bacterial growth. Further research is required in other areas with different cheese farm types to reinforce the validity of these results."
- Diadococinésia oral em adolescentes portuguesesPublication . Alves, Andreia; Grilo, Ana Margarida
- Conhecimento da intervenção dos Terapeutas da Fala analisado por estudantes das áreas da saúdePublication . Santos, Ana Rita; Grilo, Ana Margarida; Dias, Tânia
- Comparação dos resultados obtidos nas provas de articulação verbal TAV e TFF-ALPE em crianças do pré-escolarPublication . Soares, Ariana; Gri, Ana Margarida
- A Importância do Brincar na Relação Inter-ParesPublication . Dias, Elsa; Garcia, MariaO presente Relatório Final surge da unidade curricular da Prática de Ensino Supervisionada. O estágio foi realizado em contexto de Creche, numa fundação do Instituto Secular das Cooperadoras da Família, em sala de creche, com crianças dos dois aos três anos. O seguinte estudo centra-se em perceber “Qual a importância do brincar na relação inter-pares”. O principal objetivo deste estudo foi perceber até que ponto a brincadeira e a relação entre os seus pares, contribui para o desenvolvimento da criança. A metodologia utilizada foi de carácter Qualitativo, sendo que as notas de campo foram o instrumento utilizado na recolha de dados, sendo uma observação direta e participante. Concluo que só poderá existir desenvolvimento, se for proporcionado à criança através de uma relação de afetos, respeito e confiança, experiências significativas e vivências felizes. E para que essas vivências sejam felizes e significativas, nada mais importante que estimular na criança, a brincadeira e a relação inter-pares, contribuindo assim para a construção da sua personalidade e identidade.
- Que representações têm professores, pais e alunos acerca do Trabalho para CasaPublication . Pulido, Joana; Montiel, AntónioO presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada (PES). Teve como base e suporte as observações realizadas e as experiências vivenciadas durante o estágio de prática pedagógica, realizado numa turma de 1º Ciclo do Ensino Básico. Deste contexto sobressaiu a problemática que procurámos investigar: compreender as representações de professores, encarregados de educação e alunos de duas escolas do 1º CEB, de um mesmo Agrupamento, acerca da importância, natureza e constrangimentos de trabalhos escolares a serem realizados fora do horário letivo. Esta problemática foi seguida por quatro questões norteadoras: quais os objetivos visados pelos professores que marcam trabalhos para casa; quais as virtudes e obstáculos que os pais veem nos trabalhos de casa; que representações têm os alunos acerca dos trabalhos de casa e os professores, pais e alunos conhecem a visão uns dos outros sobre os trabalhos de casa. Neste estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, procedendo-se à recolha de dados através da realização de três focus group, um por cada tipo de participante. Este relatório pretende abordar o tema dos TPC na perspetiva dos vários intervenientes, inclusive dos atores principais, os alunos. As conclusões obtidas através da análise de conteúdo das sessões transcritas são as seguintes: professores, pais e alunos convivem diariamente com os trabalhos para serem feitos fora do período da aula. É uma prática pedagógica rotineira que traz vários constrangimentos. No entanto todos reconhecem alguns benefícios. As queixas prendem-se sobretudo com a natureza do trabalho pedido, a quantidade e a motivação.