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Authors
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Abstract(s)
O presente relatório insere-se na Prática de Ensino Supervisionada
(PES). Teve como base e suporte as observações realizadas e as experiências
vivenciadas durante o estágio de prática pedagógica, realizado numa turma de
1º Ciclo do Ensino Básico.
Deste contexto sobressaiu a problemática que procurámos investigar:
compreender as representações de professores, encarregados de educação e
alunos de duas escolas do 1º CEB, de um mesmo Agrupamento, acerca da
importância, natureza e constrangimentos de trabalhos escolares a serem
realizados fora do horário letivo.
Esta problemática foi seguida por quatro questões norteadoras: quais os
objetivos visados pelos professores que marcam trabalhos para casa; quais as
virtudes e obstáculos que os pais veem nos trabalhos de casa; que
representações têm os alunos acerca dos trabalhos de casa e os professores,
pais e alunos conhecem a visão uns dos outros sobre os trabalhos de casa.
Neste estudo optou-se por uma metodologia qualitativa, procedendo-se
à recolha de dados através da realização de três focus group, um por cada tipo
de participante.
Este relatório pretende abordar o tema dos TPC na perspetiva dos vários
intervenientes, inclusive dos atores principais, os alunos.
As conclusões obtidas através da análise de conteúdo das sessões
transcritas são as seguintes: professores, pais e alunos convivem diariamente
com os trabalhos para serem feitos fora do período da aula. É uma prática
pedagógica rotineira que traz vários constrangimentos. No entanto todos
reconhecem alguns benefícios. As queixas prendem-se sobretudo com a
natureza do trabalho pedido, a quantidade e a motivação.
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Keywords
Ensino Básico Trabalhos de casa (TPC) Relação escola/família TPC docente TPC aluno