Repository logo
 
Publication

Transformação do vazio comercial em oportunidade

dc.contributor.advisorCruz, João
dc.contributor.authorMagalhães, Cristiana
dc.date.accessioned2015-07-03T15:18:41Z
dc.date.available2015-07-03T15:18:41Z
dc.date.issued2015
dc.date.submitted2015
dc.description.abstractOs centros comerciais representam, globalmente, uma das evoluções mais marcantes da história do comércio. Cresceram e multiplicaram-se a um ritmo alucinante, a par de consumidores cada vez mais exigentes e informados. Estendendo-se em diversificados formatos e localizações. Fruto da concorrência e da atual crise económica, assiste-se agora a um progressivo esvaziamento comercial, que tende a agravar-se necessitando para tal de alternativas. Em Portugal, apesar de superficial, relativamente a outros países europeus, por ainda serem considerados pontos de interesse, enfrentam esta realidade sobretudo os Centros Comerciais de maior antiguidade e de menores dimensões, sobre os quais se deixou de investir e inovar. Porém, mesmo os maiores e mais modernos, começam a sentir dificuldades em manter todas lojas do empreendimento em funcionamento. Uma das soluções encontradas para manter ativos estes espaços, tem sido a introdução de formas de comércio temporário, tipo as Pop Up Stores, que procuram atrair o consumidor através de novas e diferenciadas experiências e o cativam pelo sentido de novidade e oportunidade. Posto isto, o presente projeto, depois de um estudo inicial sobre o conjunto de soluções que têm sido utilizadas, procura desenvolver sistemas para diferentes formas de comércio alternativo capazes de revitalizar os vazios comerciais. Com base nas Pop Up Stores, procurou-se uma forma tanto eficaz, quanto sustentável e flexível, de tornar possível, e a custos controlados, a transformação dos vazios comerciais em espaços atrativos e funcionais. Tendo daí resultado a criação de dispositivos facilmente transportáveis e adaptáveis a diferentes dimensões, tipologias e layouts de lojas.por
dc.identifier.tid201000822
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/9196
dc.language.isoporpor
dc.subjectAdaptabilidadepor
dc.subjectFlexibilidadepor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectVazio Comercialpor
dc.subjectPop Uppor
dc.titleTransformação do vazio comercial em oportunidadepor
dc.title.alternativeDesenvolvimento de um produto funcionalpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.disciplineDesignpor
thesis.degree.levelMestrepor
thesis.degree.nameMestrado em Designpor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
1_Transformação do vazio comercial_CristianaMagalhães.pdf
Size:
87.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
Description:
Documento Principal
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: