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Os centros comerciais representam, globalmente, uma das evoluções mais marcantes da história do comércio.
Cresceram e multiplicaram-se a um ritmo alucinante, a par de
consumidores cada vez mais exigentes e informados. Estendendo-se em diversificados formatos e localizações.
Fruto da concorrência e da atual crise económica, assiste-se agora a um progressivo esvaziamento comercial, que tende a
agravar-se necessitando para tal de alternativas.
Em Portugal, apesar de superficial, relativamente a outros países europeus, por ainda serem considerados pontos de interesse, enfrentam esta realidade sobretudo os Centros Comerciais de maior antiguidade e de menores dimensões, sobre os quais se deixou de investir e inovar.
Porém, mesmo os maiores e mais modernos, começam a sentir
dificuldades em manter todas lojas do empreendimento em
funcionamento.
Uma das soluções encontradas para manter ativos estes
espaços, tem sido a introdução de formas de comércio temporário, tipo as Pop Up Stores, que procuram atrair o consumidor através de novas e diferenciadas experiências e o cativam pelo sentido de novidade e oportunidade.
Posto isto, o presente projeto, depois de um estudo inicial
sobre o conjunto de soluções que têm sido utilizadas, procura
desenvolver sistemas para diferentes formas de comércio alternativo capazes de revitalizar os vazios comerciais.
Com base nas Pop Up Stores, procurou-se uma forma tanto eficaz, quanto sustentável e flexível, de tornar possível, e a custos
controlados, a transformação dos vazios comerciais em espaços
atrativos e funcionais. Tendo daí resultado a criação de dispositivos facilmente transportáveis e adaptáveis a diferentes dimensões,
tipologias e layouts de lojas.
Description
Keywords
Adaptabilidade Flexibilidade Sustentabilidade Vazio Comercial Pop Up
