Repository logo
 
Publication

Conceções e práticas de escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem

dc.contributor.authorGomes, Susana Cristina de Araújo Vieira
dc.date.accessioned2014-01-09T15:44:11Z
dc.date.available2014-01-09T15:44:11Z
dc.date.issued2013-12
dc.description.abstractA dificuldade associada à capacidade de escrever dos alunos constitui um facto que não merece qualquer contestação. Durante muito tempo o ensino da escrita não teve o destaque devido na aula de português, sendo frequentemente encarado como um meio e não como um fim da aprendizagem. Atualmente, os novos programas de português, assim como as metas curriculares de português, introduzidas recentemente, e as formações levadas a cabo têm permitido que se prossiga na direção crescente de consciencializar os professores para a importância do ensino processual da escrita. Nos alunos com dificuldades de aprendizagem no âmbito da produção textual, os obstáculos associados à expressão escrita acentuam-se, urgindo caminhar no sentido de alteração de práticas e conceções em torno do ensino da escrita. O termo dificuldades de aprendizagem tem sido alvo de diferentes conceções, sendo que uma grande variedade de definições e características lhe são associadas. Em comparação com outras perturbações da aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem associadas à expressão escrita são relativamente pouco avaliadas e tratadas (Cruz, 2009). Nesta perspetiva, o objetivo basilar desta investigação é o estudo das conceções e práticas de escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem, de modo a verificar até que ponto o ensino processual da escrita beneficia essa tipologia de alunos. Por outro lado, pretende-se também observar as práticas letivas dos professores no que concerne a atividades de escrita. A amostra foi constituída por professores de português do 1º, 2º e 3º ciclos de um agrupamento do concelho de Matosinhos. Os resultados deste estudo mostram que os alunos com dificuldades de aprendizagem na produção textual beneficiam com a utilização de estratégias potenciadoras do ensino processual da escrita e que, na sua prática, os professores utilizam algumas dessas estratégias no ensino da expressão escrita, embora se observe que privilegiam atividades de leitura em detrimento de atividades de escrita.por
dc.identifier.tid201198436
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/5278
dc.language.isoporpor
dc.subjectDificuldade de aprendizagempor
dc.subjectDificuldades na escritapor
dc.titleConceções e práticas de escrita em alunos com dificuldades de aprendizagempor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Tese_Susana Gomes_final.pdf
Size:
851.35 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.82 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: