Publication
Conceções e práticas de escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem
dc.contributor.author | Gomes, Susana Cristina de Araújo Vieira | |
dc.date.accessioned | 2014-01-09T15:44:11Z | |
dc.date.available | 2014-01-09T15:44:11Z | |
dc.date.issued | 2013-12 | |
dc.description.abstract | A dificuldade associada à capacidade de escrever dos alunos constitui um facto que não merece qualquer contestação. Durante muito tempo o ensino da escrita não teve o destaque devido na aula de português, sendo frequentemente encarado como um meio e não como um fim da aprendizagem. Atualmente, os novos programas de português, assim como as metas curriculares de português, introduzidas recentemente, e as formações levadas a cabo têm permitido que se prossiga na direção crescente de consciencializar os professores para a importância do ensino processual da escrita. Nos alunos com dificuldades de aprendizagem no âmbito da produção textual, os obstáculos associados à expressão escrita acentuam-se, urgindo caminhar no sentido de alteração de práticas e conceções em torno do ensino da escrita. O termo dificuldades de aprendizagem tem sido alvo de diferentes conceções, sendo que uma grande variedade de definições e características lhe são associadas. Em comparação com outras perturbações da aprendizagem, as dificuldades de aprendizagem associadas à expressão escrita são relativamente pouco avaliadas e tratadas (Cruz, 2009). Nesta perspetiva, o objetivo basilar desta investigação é o estudo das conceções e práticas de escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem, de modo a verificar até que ponto o ensino processual da escrita beneficia essa tipologia de alunos. Por outro lado, pretende-se também observar as práticas letivas dos professores no que concerne a atividades de escrita. A amostra foi constituída por professores de português do 1º, 2º e 3º ciclos de um agrupamento do concelho de Matosinhos. Os resultados deste estudo mostram que os alunos com dificuldades de aprendizagem na produção textual beneficiam com a utilização de estratégias potenciadoras do ensino processual da escrita e que, na sua prática, os professores utilizam algumas dessas estratégias no ensino da expressão escrita, embora se observe que privilegiam atividades de leitura em detrimento de atividades de escrita. | por |
dc.identifier.tid | 201198436 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/5278 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | Dificuldade de aprendizagem | por |
dc.subject | Dificuldades na escrita | por |
dc.title | Conceções e práticas de escrita em alunos com dificuldades de aprendizagem | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |