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Abstract(s)
Este Relatório pretende responder na sua essência a duas questões: Não existindo uma
formalização de alguns procedimentos de controlo, especificamente para a Embaixada, quais
os procedimentos que estão a ser executados de modo informal? Em que medida essa
informalidade pode ameaçar a efetividade do controlo interno? Situando a Embaixada de
Portugal na Suécia na estrutura da Administração Pública,analisam-se riscos prioritários,
considerando a natureza específica do processo de gestão de dinheiros públicos. É também
abordado o Sistema de Controlo Interno da Administração Pública procurando perceber qual
o órgão sectorial responsável pelo controlo interno na Embaixada. Destacando-se como órgão
do Sistema de Controlo Interno que compreende as Embaixadas, procura-se entender a
incidência da Inspeção Geral Diplomática e Consular. A revisão teórica abordou também o
conceito de New Public Management, a evolução desse paradigma em Portugal e a
abordagem Emergente da Administração Pública. São também enquadrados no âmbito das
práticas da Administração Pública, os processos inerentes à orçamentação, despesas e
receitas da Embaixada. As atividades desenvolvidas pela mestranda permitiram adotar uma
metodologia qualitativa sob a forma de estudo de caso, limitado no tempo e materializado num
estudo descritivo e exploratório.
As principais conclusões referem que a informalidade de procedimentos de controlo interno
não afeta a eficácia do controlo interno. No entanto, essa informalidade leva à difícil
caracterização dos processos e consequente dificuldade em medir e controlar. Considera-se
que na Embaixada existe ainda uma abordagem de riscos dispersa, uma vez que as
estratégias e políticas implementadas não contemplam todos os processos.
Consequentemente o apetite pelo risco não é claramente definido, não permitindo a sua
gestão corporativa e total integração nas operações.
Description
Keywords
Administração pública Sistema de controlo interno Procedimentos de controlo interno Risco de auditoria
