Publication
A aquisição da escrita:
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Leitão, Ana Rita | |
dc.contributor.author | Peixoto, Raquel | |
dc.date.accessioned | 2023-03-16T19:04:06Z | |
dc.date.available | 2023-03-16T19:04:06Z | |
dc.date.issued | 2023-02-15 | |
dc.description.abstract | A aprendizagem da escrita é um processo complexo que envolve o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas, sendo que uma das suas componentes chave é a caligrafia, definida como a arte manual de bem escrever, que pressupõe reconhecer a forma das letras e escrevê-las com rigor. Em contexto escolar, persiste a dúvida sobre a utilidade desta competência para os alunos, não existindo unanimidade na melhor forma de a desenvolver. O presente estudo foi projetado para analisar as práticas emergentes adotadas nas escolas portuguesas para o ensino da escrita e o desenvolvimento da caligrafia em crianças desde a educação de pré-escolar ao ensino do 1°CEB, identificando as técnicas envolvidas e os aspetos que permitem uma aprendizagem da escrita cursiva bem-sucedida. Para tal, utilizou-se a metodologia mista com recurso a entrevistas às educadoras e professoras do 1°CEB da instituição cooperante, a inquéritos por questionário aos pais e encarregados de educação da mesma e de todo o país e à análise de manuais escolares de português do 1° ano de escolaridade. No geral, os resultados indicam que o trabalho realizado na educação pré-escolar ao nível do desenvolvimento motor contribui significativamente para a aprendizagem da escrita em crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade, sendo que uma postura correta e uma pega adequada do lápis são os principais fatores determinantes para o desenvolvimento de uma boa capacidade caligráfica. Por seu turno, a utilização exagerada de meios tecnológicos, além de fomentar a inibição motora, influencia negativamente a concentração, a motivação e o comportamento dos alunos, afetando o seu desenvolvimento global e o processo de aquisição da escrita. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 203251130 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/44195 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Motricidade fina | pt_PT |
dc.subject | Aquisição da escrita | pt_PT |
dc.subject | Desenvolvimento da caligrafia | pt_PT |
dc.subject | Educação pré-escolar | pt_PT |
dc.subject | Ensino do 1º CEB | pt_PT |
dc.title | A aquisição da escrita: | pt_PT |
dc.title.alternative | uma visão do trabalho desenvolvido em educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básico | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | closedAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico | pt_PT |