Repository logo
 
Publication

A aquisição da escrita:

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopt_PT
dc.contributor.advisorLeitão, Ana Rita
dc.contributor.authorPeixoto, Raquel
dc.date.accessioned2023-03-16T19:04:06Z
dc.date.available2023-03-16T19:04:06Z
dc.date.issued2023-02-15
dc.description.abstractA aprendizagem da escrita é um processo complexo que envolve o desenvolvimento de competências motoras e cognitivas, sendo que uma das suas componentes chave é a caligrafia, definida como a arte manual de bem escrever, que pressupõe reconhecer a forma das letras e escrevê-las com rigor. Em contexto escolar, persiste a dúvida sobre a utilidade desta competência para os alunos, não existindo unanimidade na melhor forma de a desenvolver. O presente estudo foi projetado para analisar as práticas emergentes adotadas nas escolas portuguesas para o ensino da escrita e o desenvolvimento da caligrafia em crianças desde a educação de pré-escolar ao ensino do 1°CEB, identificando as técnicas envolvidas e os aspetos que permitem uma aprendizagem da escrita cursiva bem-sucedida. Para tal, utilizou-se a metodologia mista com recurso a entrevistas às educadoras e professoras do 1°CEB da instituição cooperante, a inquéritos por questionário aos pais e encarregados de educação da mesma e de todo o país e à análise de manuais escolares de português do 1° ano de escolaridade. No geral, os resultados indicam que o trabalho realizado na educação pré-escolar ao nível do desenvolvimento motor contribui significativamente para a aprendizagem da escrita em crianças que frequentam o 1º ano de escolaridade, sendo que uma postura correta e uma pega adequada do lápis são os principais fatores determinantes para o desenvolvimento de uma boa capacidade caligráfica. Por seu turno, a utilização exagerada de meios tecnológicos, além de fomentar a inibição motora, influencia negativamente a concentração, a motivação e o comportamento dos alunos, afetando o seu desenvolvimento global e o processo de aquisição da escrita.pt_PT
dc.identifier.tid203251130pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/44195
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMotricidade finapt_PT
dc.subjectAquisição da escritapt_PT
dc.subjectDesenvolvimento da caligrafiapt_PT
dc.subjectEducação pré-escolarpt_PT
dc.subjectEnsino do 1º CEBpt_PT
dc.titleA aquisição da escrita:pt_PT
dc.title.alternativeuma visão do trabalho desenvolvido em educação pré-escolar e no ensino do 1º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básicopt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Raquel Peixoto.pdf
Size:
7.4 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: