Repository logo
 
Publication

NFT na indústria dos vinhos e perceção dos consumidores: o caso da Sogrape

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorGuedes, Nuno
dc.contributor.authorLixa, Ilda Alice Araújo
dc.date.accessioned2024-07-29T09:18:30Z
dc.date.available2024-07-29T09:18:30Z
dc.date.issued2024-07-09
dc.description.abstractEste estudo explora o surgimento e a aplicação de tokens não fungíveis (NFT) no setor do Marketing de Vinhos, em colaboração com a empresa Sogrape. A pesquisa examinou o impacto dos NFT na criação de valor para organizações e consumidores, e centrou-se na compreensão (1) da perceção tida pelo consumidor das marcas como inovadoras pela adoção da tecnologia NFT, (2) do potencial desta tecnologia para atrair públicos jovens e (3) do estudo do impacto dos NFT enquanto ferramenta de engagement. Para tal, foi adotada uma metodologia qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com cinco especialistas na área. A análise de conteúdo destas entrevistas permitiu destacar a tecnologia NFT como uma “Tecnologia Emocional”, com um elevado potencial de fortalecimento do vínculo emocional dos consumidores com a marca. Porém, demonstrou que a perceção de inovação associada ao uso de NFT e a atração de públicos jovens não é uma garantia. A proposta prática desenvolvida, "Sogrape Iconic", consiste na criação de um token digital exclusivo, desvinculado de qualquer garrafa física. O “Sogrape Iconic” visa fortalecer a ligação afetiva entre cliente e marca através de experiências restritas e acesso a uma comunidade colaborativa e fidelizada. Com esta iniciativa, a Sogrape dá continuidade a uma estratégia de uso pioneiro de tecnologias emergentes e presença em ecossistemas virtuais, redefinindo o Marketing de Vinhos em Portugal.pt_PT
dc.identifier.tid203664426pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/51399
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectNFTpt_PT
dc.subjectTokenpt_PT
dc.subjectAtivo digitalpt_PT
dc.subjectMarketing de vinhospt_PT
dc.subjectInovação tecnológicapt_PT
dc.subjectFidelização do consumidorpt_PT
dc.titleNFT na indústria dos vinhos e perceção dos consumidores: o caso da Sograpept_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Marketing e Tecnologiapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
ilda_lixa.pdf
Size:
14.5 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: