| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 14.5 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo explora o surgimento e a aplicação de tokens não fungíveis (NFT) no
setor do Marketing de Vinhos, em colaboração com a empresa Sogrape. A pesquisa
examinou o impacto dos NFT na criação de valor para organizações e consumidores,
e centrou-se na compreensão (1) da perceção tida pelo consumidor
das marcas como inovadoras pela adoção da tecnologia NFT, (2) do potencial
desta tecnologia para atrair públicos jovens e (3) do estudo do impacto dos NFT
enquanto ferramenta de engagement. Para tal, foi adotada uma metodologia
qualitativa, envolvendo entrevistas semiestruturadas com cinco especialistas na
área. A análise de conteúdo destas entrevistas permitiu destacar a tecnologia NFT
como uma “Tecnologia Emocional”, com um elevado potencial de fortalecimento
do vínculo emocional dos consumidores com a marca. Porém, demonstrou que a
perceção de inovação associada ao uso de NFT e a atração de públicos jovens
não é uma garantia. A proposta prática desenvolvida, "Sogrape Iconic", consiste
na criação de um token digital exclusivo, desvinculado de qualquer garrafa física.
O “Sogrape Iconic” visa fortalecer a ligação afetiva entre cliente e marca através
de experiências restritas e acesso a uma comunidade colaborativa e fidelizada.
Com esta iniciativa, a Sogrape dá continuidade a uma estratégia de uso pioneiro
de tecnologias emergentes e presença em ecossistemas virtuais, redefinindo o
Marketing de Vinhos em Portugal.
Description
Keywords
NFT Token Ativo digital Marketing de vinhos Inovação tecnológica Fidelização do consumidor
