Publication
Perturbação do processamento auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal
dc.contributor.advisor | Correia, Isabel Sofia Calvário, 1975- | |
dc.contributor.author | Ferreira, Marlisa Gaio | |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T13:43:31Z | |
dc.date.available | 2018-06-20T13:43:31Z | |
dc.date.issued | 2018 | |
dc.description.abstract | O treino auditivo informal tem sido alvo de estudo como um fator determinante para neuroplasticidade cerebral e reorganização das habilidades auditivas alteradas em indivíduos com perturbação do processamento auditivo (Samelli e Mecca, 2010). Contudo, ainda existem poucos estudos, para o Português Europeu, que analisam a eficácia do treino auditivo informal, orientado por um terapeuta da fala, para a melhoria das habilidades auditivas alteradas e desenvolvimento, de forma indireta, das capacidades linguísticas, promovendo o rendimento escolar em crianças com a comorbilidade de perturbação de processamento auditivo e dificuldades na aprendizagem da leitura e da escrita. Assim, o objetivo principal deste trabalho é analisar os efeitos do treino auditivo informal numa criança com 8 anos com perturbação de linguagem primária e perturbação da leitura e escrita com a comorbilidade de perturbação do processamento auditivo. Foi realizado um estudo de caso, com avaliação préintervenção, intervenção com vinte sessões de terapia da fala e avaliação pósintervenção. Previamente à recolha de dados foi solicitado o preenchimento do consentimento livre e esclarecido. Concluiu-se que o treino auditivo informal, como plano de intervenção, promoveu a melhoria das capacidades linguísticas e das habilidades auditivas alteradas numa criança com perturbação de linguagem primária e perturbação da leitura e da escrita com a comorbilidade de perturbação do processamento auditivo. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 201917262 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23148 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Perturbação do Processamento Auditivo | pt_PT |
dc.subject | Treino Auditivo Informal | pt_PT |
dc.subject | Terapeuta da Fala | pt_PT |
dc.subject | Linguagem | pt_PT |
dc.subject | Perturbação da Leitura e da Escrita | pt_PT |
dc.subject | Neuroplasticidade Cerebral | pt_PT |
dc.title | Perturbação do processamento auditivo em crianças com dificuldades na leitura e na escrita: promoção do rendimento escolar através do treino auditivo informal | pt_PT |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Mestrado em Educação Especial | pt_PT |