Repository logo
 
Publication

O Instagram como instrumento de marketing social no combate aos preconceitos e discriminação na comunidade LGBTQI+

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorSoares, Raquel
dc.contributor.authorLoureiro, Juliana Soares
dc.date.accessioned2022-12-07T14:43:15Z
dc.date.available2022-12-07T14:43:15Z
dc.date.issued2022-10-28
dc.description.abstractA discriminação e a violência contra pessoas em função da sua orientação sexual, identidade ou expressão de género e características sexuais é uma realidade bem presente em Portugal. Apesar de estarmos a fazer progressos neste sentido, ainda hÔ muito trabalho e muita luta para mudar comportamentos e pensamentos da sociedade em relação ao preconceito e à discriminação de minorias. Hoje em dia e devido à luta travada diariamente por membros da comunidade LGBTQI+ e por apoiantes da causa, a comunidade tem uma maior visibilidade e maior demonstração de apoio por parte de grandes marcas e organizações que defendem os seus direitos, que lutam pela alteração da legislação, que representam a comunidade nos diversos meios de comunicação e redes sociais. Assim, o objetivo desta investigação foi analisar a rede social Instagram para perceber se é possível utilizar o marketing social como mecanismo de luta contra o preconceito e discriminação da comunidade LGBTQI+ através de publicações, campanhas de sensibilização e partilha de informação sobre o tema. O objetivo é a alteração de comportamento da sociedade para com esta causa. Para isso, foram analisadas publicações dos perfis de Instagram do Burger King Brasil, da Bayer Brasil e do P3 em Portugal. Foram analisados os comentÔrios das publicações destas marcas sobre o tema em questão para se perceber a perceção dos seguidores face à comunidade LGBTQI+. Os resultados retirados desta investigação permitem concluir que o Instagram é uma plataforma poderosa para o marketing social conseguir alterar comportamentos por um bem maior e com mais informação.pt_PT
dc.identifier.tid203107039pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/42547
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketing socialpt_PT
dc.subjectPreconceitopt_PT
dc.subjectDiscriminaçãopt_PT
dc.subjectComunidade LGBTQI+pt_PT
dc.subjectCampanhas de sensibilizaçãopt_PT
dc.titleO Instagram como instrumento de marketing social no combate aos preconceitos e discriminação na comunidade LGBTQI+pt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
juliana_loureiro.pdf
Size:
3.28 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: