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Authors
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Abstract(s)
A discriminação e a violĆŖncia contra pessoas em função da sua orientação sexual, identidade ou expressĆ£o de gĆ©nero e caracterĆsticas sexuais Ć© uma realidade bem presente em Portugal. Apesar de estarmos a fazer progressos neste sentido, ainda hĆ” muito trabalho e muita luta para mudar comportamentos e pensamentos da sociedade em relação ao preconceito e Ć discriminação de minorias.
Hoje em dia e devido à luta travada diariamente por membros da comunidade LGBTQI+ e por apoiantes da causa, a comunidade tem uma maior visibilidade e maior demonstração de apoio por parte de grandes marcas e organizações que defendem os seus direitos, que lutam pela alteração da legislação, que representam a comunidade nos diversos meios de comunicação e redes sociais.
Assim, o objetivo desta investigação foi analisar a rede social Instagram para perceber se Ć© possĆvel utilizar o marketing social como mecanismo de luta contra o preconceito e discriminação da comunidade LGBTQI+ atravĆ©s de publicaƧƵes, campanhas de sensibilização e partilha de informação sobre o tema. O objetivo Ć© a alteração de comportamento da sociedade para com esta causa. Para isso, foram analisadas publicaƧƵes dos perfis de Instagram do Burger King Brasil, da Bayer Brasil e do P3 em Portugal. Foram analisados os comentĆ”rios das publicaƧƵes destas marcas sobre o tema em questĆ£o para se perceber a perceção dos seguidores face Ć comunidade LGBTQI+.
Os resultados retirados desta investigação permitem concluir que o Instagram é uma plataforma poderosa para o marketing social conseguir alterar comportamentos por um bem maior e com mais informação.
Description
Keywords
Marketing social Preconceito Discriminação Comunidade LGBTQI+ Campanhas de sensibilização