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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
As atividades humanas impulsionaram uma época caracterizada
por impactos significativos nos ecossistemas e na
mudança climática. Apesar de representar apenas cerca de
2% do espaço geográfico e hospedar mais de 50% da população
mundial, as cidades produzem 80% das emissões de
gases de efeito estufa (GEE) e consomem 80% dos recursos
mundiais (Yigitcanlar, 2018). Por causa desta situação e
estimulada pelo avanço tecnológico, a mobilidade elétrica
difunde-se e ganha cada vez mais importância como solução
sustentável para ambientes urbanos.
Apesar desta difusão dos veículos elétricos (VE) e da nova era
de eletrificação e conectividade (Divya e Ostergaard, 2009;
Melica, 2018), as infraestruturas dedicadas ainda são muito
limitadas ou inexistentes na maioria das cidades. Tendo em
conta os limites da autonomia das baterias e das infraestruturas
de carregamento, é necessária a implementação de
uma rede de carregamento na estrada.
Procura-se com este documento descrever o desenvolvimento
de um relatório de estágio realizado no âmbito do
Mestrado em Design de Produto, integrado no CEiiA (Centro
de engenharia e desenvolvimento de produto).
Este processo, baseado num novo modelo de negócio na
área do fornecimento de energia on demand, teve como
objetivo a resolução das necessidades dos utilizadores
de sistemas de carregamento de VE. Tendo como base a
arquitetura do sistema de propulsão, já desenvolvido pelo
CEiiA, denominado como “skate”, foi criado assim o conceito
de um módulo autónomo temporário de carregamento de
veículos elétricos.
Description
Keywords
Design de serviço Carregamento de VE Condução disruptiva Mobilidade elétrica On demand