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Abstract(s)
Contar histórias, todos já o fizemos. Com as histórias que nos contam, todos nos identificamos mais ou menos. Atualmente é tão comum o uso da expressão storytelling que parece já ser amplamente conhecido e usado por todos nas relações B2B, B2C ou C2C, o que não ocorre. Mas o que sucede quando as histórias são usadas como um recurso estratégico e operacional para promover uma cidade? Face a esta realidade, impõe-se a compreensão das implicações do storytelling quando adaptado ao âmbito das cidades, uma vez que a literatura existente sugere que estamos perante uma ferramenta com enorme potencial para alavancar a notoriedade e o reconhecimento dos territórios. A natureza dinâmica das cidades e das suas histórias, alimentadas pelas pessoas e organizações, resultou numa oportunidade para desenvolver esta investigação. O principal objetivo deste trabalho é compreender o papel do storytelling na construção da estratégia e identidade da cidade do Porto, que é o contexto empírico escolhido neste estudo de caso. Para esse efeito, procurou-se cruzar e explorar o city marketing, o city branding e o planeamento integrado da experiência de consumo assente em narrativas autênticas, únicas e envolventes da cidade do Porto. Optou-se por uma metodologia qualitativa com base num estudo de caso, com a análise de conteúdo de entrevistas e documentos. Da análise dos dados, identificaram-se os indicadores em que a cidade do Porto mais se tem destacado através da prática de storytelling. Este estudo permitiu evidenciar a importância do storytelling para a competitividade das cidades, por ser útil e necessário para as aproximar dos consumidores. Para além disso, concluiu-se que o city storytelling tem condições para funcionar como base geradora da estratégia e identidade em qualquer cidade que se pretenda competitiva no mercado e reconhecida pelos consumidores.
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Marketing Marketing territorial Marca