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O papel do storytelling na construção da estratégia e identidade de uma cidade : o caso da cidade do Porto

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorNogueira, Mafalda
dc.contributor.authorAlas, Jorge Daniel Aguiar Correia
dc.date.accessioned2017-12-07T15:35:53Z
dc.date.available2017-12-07T15:35:53Z
dc.date.issued2017-09-16
dc.description.abstractContar histórias, todos já o fizemos. Com as histórias que nos contam, todos nos identificamos mais ou menos. Atualmente é tão comum o uso da expressão storytelling que parece já ser amplamente conhecido e usado por todos nas relações B2B, B2C ou C2C, o que não ocorre. Mas o que sucede quando as histórias são usadas como um recurso estratégico e operacional para promover uma cidade? Face a esta realidade, impõe-se a compreensão das implicações do storytelling quando adaptado ao âmbito das cidades, uma vez que a literatura existente sugere que estamos perante uma ferramenta com enorme potencial para alavancar a notoriedade e o reconhecimento dos territórios. A natureza dinâmica das cidades e das suas histórias, alimentadas pelas pessoas e organizações, resultou numa oportunidade para desenvolver esta investigação. O principal objetivo deste trabalho é compreender o papel do storytelling na construção da estratégia e identidade da cidade do Porto, que é o contexto empírico escolhido neste estudo de caso. Para esse efeito, procurou-se cruzar e explorar o city marketing, o city branding e o planeamento integrado da experiência de consumo assente em narrativas autênticas, únicas e envolventes da cidade do Porto. Optou-se por uma metodologia qualitativa com base num estudo de caso, com a análise de conteúdo de entrevistas e documentos. Da análise dos dados, identificaram-se os indicadores em que a cidade do Porto mais se tem destacado através da prática de storytelling. Este estudo permitiu evidenciar a importância do storytelling para a competitividade das cidades, por ser útil e necessário para as aproximar dos consumidores. Para além disso, concluiu-se que o city storytelling tem condições para funcionar como base geradora da estratégia e identidade em qualquer cidade que se pretenda competitiva no mercado e reconhecida pelos consumidores.pt_PT
dc.identifier.tid201769816pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/19633
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectMarketingpt_PT
dc.subjectMarketing territorialpt_PT
dc.subjectMarcapt_PT
dc.titleO papel do storytelling na construção da estratégia e identidade de uma cidade : o caso da cidade do Portopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Português de Administração de Marketing
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Marketingpt_PT

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