Repository logo
 
Publication

Estudo sobre a utilização de sistemas de navegação na condução da navegação

datacite.subject.fosCiências Sociais::Outras Ciências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorConceição, Vitor Fernando Plácido da
dc.contributor.authorTeles, Carlos André Pesseto
dc.date.accessioned2019-11-26T12:50:37Z
dc.date.available2019-11-26T12:50:37Z
dc.date.issued2019-09
dc.description.abstractTêm-se verificado avanços tecnológicos em todas as áreas, assim como nos sistemas de navegação marítimos, transformando a interação entre o operador e o sistema de apoio à decisão, levando a alterações nos processos cognitivos, nos processos de busca e no processamento de informação, como por exemplo, conhecimento situacional e pensamento antecipado. A presente dissertação de mestrado apresenta resultados de um estudo que, tem como objetivo a análise do trabalho realizado pelo operador do RADAR e dos processos cognitivos presentes, durante um período de grande atividade cognitiva para todos os elementos da ponte do navio. Verificando se as alterações tecnológias poderão ter consequências diversas para os operadores podendo afetar estes, tanto negativa como positivamente. Exemplificando, poderá verificar-se um aumento do esforço cognitivo ou até subvalorização de eventos relevantes para a segurança da navegação. Os dados foram recolhidos a bordo de navios da Marinha Portuguesa que navegaram em zonas de elevada densidade de navegação e proximidade de perigos e também durante a saída e respetiva entrada do porto de Lisboa. Os registos foram efetuados com recurso a Eye Trackers, envergados pelo operador RADAR e através da observação do seu trabalho inserido numa equipa, suportado por gravações áudio e vídeo de toda a atividade presente na ponte do navio. Estes dados foram ainda, complementados por dois questionários para avaliação do conhecimento situacional e do esforço de trabalho (SART e NASA-TLX) e um questionário demográfico. Os resultados sugerem que o operador RADAR é sujeito a elevados esforços cognitivos e que a interação com a equipa é muito importante para este manter um bom nível de conhecimento situacional.pt_PT
dc.description.abstractTechnological advances have been made in all areas, as well as in maritime navigation systems, transforming the interaction between the operator and the decision support system, leading to changes in cognitive processes, search processes and information processing, such as situational awareness and anticipated thinking. This master's dissertation presents the results of a study that aims to analyse the work performed by the RADAR operator and the cognitive processes present during a period of great cognitive activity for all elements of the ship's bridge. Verifying if the changes may have different consequences for operators may affect them, both negatively and positively. For example, there may be an increase in cognitive effort or even undervaluation of events relevant to navigation safety. The data were collected aboard Portuguese Navy ships that sailed in areas of high navigation density and proximity to hazards and also during the departure and respective entry of the port of Lisbon. The records were made using Eye Trackers, worn by the RADAR operator and by observing his work in a team, supported by audio and video recordings of all activity on the ship's bridge. These data were also complemented by two questionnaires for situational awareness and workload (SART and NASA-TLX) and a demographic questionnaire. The results suggest that the RADAR operator is subjected to a high cognitive effort and that interaction with the team is very important to maintain a good level of situational awareness.pt_PT
dc.identifier.tid202532267
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/30298
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEye trackerspt_PT
dc.subjectNavegação marítimapt_PT
dc.subjectRadarpt_PT
dc.subjectMovimento ocularpt_PT
dc.titleEstudo sobre a utilização de sistemas de navegação na condução da navegaçãopt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorEscola Naval

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Dissertação Mestrado_Pesseto Teles.pdf
Size:
2.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: