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Maria, K de revista e seus contrastes
| datacite.subject.fos | Design | pt_PT |
| dc.contributor.advisor | Vasconcelos, Maria | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Sara | |
| dc.date.accessioned | 2018-07-26T09:04:27Z | |
| dc.date.available | 2018-07-26T09:04:27Z | |
| dc.date.issued | 2018-07-12 | |
| dc.description.abstract | A presente dissertação, intitulada Maria, K de revista e seus Contrastes: construção do feminismo em revistas pós pós-modernistas portuguesas (1985-1993), pretende analisar a representação gráfica da mulher em duas publicações periódicas que se inseriram no período do pós-modernismo em Portugal: o Contraste e a K. Procuramos avaliar quais as linguagens visuais conferidas à figura feminina e que distinções de tratamento gráfico existem entre as duas publicações, de forma a compreender se estas linguagens vinculam visões tradicionalistas, ainda aproximadas a uma mentalidade salazarista, ou modernizadas, aproximadas a valores libertários. A partir de uma análise de desconstrução gráfica e temática, concluímos que ambas as revistas transmitiam valores modernizados, por vezes, provocatórios, que poderiam funcionar como meio de modernização da própria sociedade. Veiculando um caracter gráfico pós-modernista de veia satírica, as revistas discutiam temas por vezes sérios, de índole política e social, e por vezes levianos, que ridicularizavam os conteúdos. Falava-se abertamente de amor e relações, de vícios e consumos, enquanto existia liberdade editorial para se exibir um nu sensual e provocatório. A mulher é apresentada em cenários familiares, laborais e sociais onde demonstra, ocasionalmente, uma posição de poder ou de domínio, sobejamente afastada do papel social que lhe era conferido pelo regime ditatorial. Sublinhamos, por fim, o caráter de diferenciação das revistas: a K dá maior destaque à figura da mulher, assumindo, até, uma posição de adoração e idolatração, enquanto o Contraste prefere focar-se em temas sociais mais abrangentes, satirizando, por vezes, a condição biológica ou cultural da mulher neles inserida. | pt_PT |
| dc.identifier.tid | 201955032 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.26/23412 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.subject | Feminino | pt_PT |
| dc.subject | Feminismo | pt_PT |
| dc.subject | Pós-modernismo | pt_PT |
| dc.subject | Portugal | pt_PT |
| dc.title | Maria, K de revista e seus contrastes | pt_PT |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | masterThesis | pt_PT |
| thesis.degree.grantor | Escola Superior de Artes e Design | |
| thesis.degree.name | Design | pt_PT |
