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Advisor(s)
Abstract(s)
Vivemos numa época em que quem não evolui, procurando por estar mais à frente do que os seus mais próximos concorrentes, não sobrevive.
E é por isso que muitas empresas procuram cada vez mais por ferramentas ou mesmo metodologias que as possibilitem ter uma maior produtividade a baixo custo.
E assim, a preocupação das empresas recai em novas formas de competir e serem eficientes nos mercados em que atuam. Com o passar do tempo e com toda a concorrência que existe, por vezes bastante agressiva, o cliente passou a ser o foco mais importante.
O objetivo é agradar-lhe e por isso, tudo é feito a pensar no cliente.
Esta dissertação aborda dois temas que se encaixam na perfeição.
Numa primeira parte, é dada relevância à logística (uma área que tem vindo a ganhar importância na gestão da cadeia de abastecimento), à cadeia de abastecimento e todo o meio que a envolve.
E, se é importante que o meio exterior seja gerido ao mais alto nível, não é menos importante que o ambiente interno e é este o tema da segunda parte, onde são descritas as várias filosofias que estão a ser utilizadas em gestão cada vez mais como o Lean Thinking, o Kaizen, e o 5S´s.
O tempo que um produto demora a percorrer, desde o produtor até ao consumidor final, tem que ser o menor possível e é por isso que a cadeia de abastecimento e a logística, ambas associadas à metodologia de melhoria contínua, possibilitam essa mais-valia aos consumidores.
Description
Keywords
Logística Cadeia de abastecimento Lean thinking 5S Kaizen